As câmaras  de vereadores das cidades do baixo Jequitinhonha - Salto da Divisa , Jacinto e Santa Maria do Salto - realizaram nesta quarta feira (20/08/2014) um protesto pacífico na BR 367 na altura do entroncamento de Santa Maria do Salto; Com o objetivo de chamar atenção dos governantes tanto na esfera estadual quanto na esfera federal,  para um problema que assola essa região há mais de 40 anos desde que o então presidente Juscelino Kubitschek iniciou a sua construção em Diamantina  com  a intenção  de ligar Minas Gerais com o litoral Baiano através do asfaltamento desta via.

Por volta das 6 horas da manhã a via foi fechada por cerca de 400 pessoas que estavam com cartazes, camisetas  e farto material de divulgação do manifesto.

A policia Militar deu total apoio e segurança aos manifestantes, uma vez que o protesto havia sido previamente comunicado aos órgãos competentes da segurança pública e não teve nenhum incidente que pudesse impedir a organização do evento.

Todos os vereadores das cidades citadas compareceram ao evento e receberam total apoio dos motoristas que transitavam no trecho  onde ocorreu o manifesto, os manifestantes caminharam por uma boa parte da estrada carregando faixas , cartazes e sendo muito aplaudidos por todos que estavam no local.

O Pastor Roberto da Igreja Batista Nacional Kerigma de Salto da Divisa convidou todos os presentes para fazer uma oração e ressaltou que os governantes não estão dando a devida atenção a um povo que precisa urgentemente  de meios para se locomover, pois em época de desenvolvimento as estradas devem serem vistas como itens de primeira necessidade.

Tendo atingido o objetivo, os responsáveis pelo evento encerrou a manifestação pontualmente às 11 horas  e deixou uma data pré-agendada  para próximas manifestações.

O presidente da Câmara de Salto da Divisa senhor Leomar Gonçalves (Dinha), fez questão de reunir todos os vereadores participantes do evento para uma foto oficial, mostrando assim força e união dos legisladores do baixo Jequitinhonha.

Os presidentes das câmaras de Santa Maria, o Sr Getúlio  e de  Jacinto, o Sr Nadson carvalho (Dida), fechou compromissos com o presidente da câmara de Salto da Divisa, o Sr Leomar e os demais vereadores, para que próximas manifestações venham ocorrerem  no longo da BR 367 na altura entre Salto da Divisa e Almenara, segundo os mesmos: “só com muita garra e união os responsáveis por essa estrada ouvirão o grito de um povo que clama por socorro”.

Segundo o engenheiro José Carlos Maia Ribeiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, um projeto para a pavimentação da BR-367 será entregue em outubro deste ano para o Ministério do Transportes em Brasília.

Depois de um ano e meio terá uma licitação para a escolha da empresa que executará o trabalho, e, após a apresentação dessa empresa  as obras terão início. Ainda segundo o Dnit, por enquanto, uma empresa terceirizada do Dnit  faz periodicamente o patrolamento no trecho onde houve a manifestação.