Respaldado pela sólida economia, infraestrutura de ponta e um projeto grandioso e moderno, a capital japonesa desbancou Istambul e Madri na final da disputa pelas Olimpíadas de 2020, neste sábado (07), durante a 125ª Assembleia do Comitê Olímpico Internacional, realizado em Buenos Aires. Nem a preocupação com a recente descoberta do vazamento de alta radioatividade na usina nuclear de Fukushima foi capaz de atrapalhar o sólida proposta japonesa.

- Estou tão feliz, estou extasiado. Vou compartilhar essa alegria com a população do meu país. Quero que façamos tudo o possível para atender às expectativas - disse Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão.

A votação.

Na primeira rodada de votação, Tóquio alcançou o maior número de votos (42), enquanto Istambul e Madri ficaram empatadas com 26. Uma nova rodada foi feita para desempatar, e a cidade turca levou a melhor por 49 a 45. Na última e decisiva votação, a capital japonesa foi superior, somando 60 votos contra 36 da rival. O resultado confirmou o favoritismo já apontado nas principais bolsas de apostas. Depois de 1964, a bandeira olímpica voltará a tremular na terra do sol nascente.

Na apresentação vencedora para os membros do COI, Tóquio apostou nas instalações futuristas, na infraestrutura de qualidade e no sistema de transporte público completo. Votos também foram conquistados com a invejável situação financeira do pais e as garantias de entrrega de tudo o que foi prometido para os Jogos. Um fundo de 4,5 bilhões de dólares (mais de R$ 10 bilhões) já foi separado para o desafio.

- Creio que Tóquio prevaleceu pela excelente qualidade de sua proposta e também pela experiência das candidaturas anteriores. Eles vieram com bases sólidos - ressaltou Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional.

Segurança

A realização das Olimpíadas com total segurança foi outro ponto que ganhou destaque. "Tóquio é um dos lugares mais seguros do mundo", garantiu o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe. Em seguida, o líder político fez um discurso sobre o comprometimento com os valores olímpicos.

Já o polêmico assunto sobre o vazamento da usina nuclear de Fukushima ganhou apenas uma menção rápida durante a apresentação. Shinzo Abe garantiu que não há riscos para Tóquio. Os membros do COI, porém, não ficaram satisfeitos e pediram mais explicações sobre o problema.

- Agora podem existir preocupações com 2020, mas posso assegurar que a situação está controlada. Não teve e não terá nunca um impacto em Tóquio - disse o primeiro-ministro do Japão.