Criada há três meses, a Delegacia Virtual registrou até o dia 23 deste mês 13.356 ocorrências, sendo 100 delas em Governador Valadares. O município ocupa a 18ª posição em todo o Estado. De acordo com o chefe de departamento da Polícia Civil de Valadares, Ailton Lacerda, as 100 ocorrências feitas pelo site já são “um avanço” e o sistema facilita tanto a população e quanto a PC. "O intuito da Delegacia Virtual é desafogar as delegacias físicas de Minas Gerais, podendo ser feitas ocorrências mais simples, como acidentes de trânsito sem vítimas e o extravio de documentos e objetos pessoais. Isso ajuda porque a Polícia Civil vai poder se dedicar ou destinar o seu servidor às suas funções próprias.”

Mesmo com essa ferramenta em mãos, a pessoa ainda pode de deslocar à delegacia tradicional para fazer a ocorrência. “Em virtude das limitações da delegacia, muitas vezes as pessoas precisam esperar para serem atendidas. Mas a Delegacia Virtual não nos exime da responsabilidade de registrar esses eventos. Então, os nossos servidores terão todo o prazer em atender as pessoas", concluiu Lacerda.

De acordo com os dados divulgados pela PC, em Minas, até dia 23 de julho, 13.356 pessoas haviam utilizado a Delegacia Virtual, 7.512 delas para acidentes de trânsito, 5.478 para extravio de documentos e 366 registros de extravio de objetos pessoais. Em Valadares, desde o dia 30 de abril deste ano, data da criação, até dia 30 de junho, o sistema registrou 54 ocorrências. Já de 30 de junho até o último dia 23 foram registradas 46, totalizando 100 ocorrências nestes três meses. Mesmo com pouco tempo do programa, a Polícia Civil considera os números satisfatórios.