A história do município tem conexões profundas com o Vale do Jequitinhonha, pois Almenara, que significa “farol” em árabe, servia como posto de vigilância da rota aurífera, por volta de 1727.

A região testemunhou a bravura dos índios borúns, conhecidos como a tribo mais guerreira que resistiupor mais tempoa invasão portuguesa! Osborúns foram exterminados quando os portugueses, com ajuda de índios inimigos, capturaram as suas mulheres e as engravidavam, promovendo uma “exterminação biológica”.

Almenara teve a maior e mais bela praia fluvial do Brasil, a Praia da Saudade, banhada pelo famoso Rio Jequitinhonha! Porém, o “progresso econômico regional” proporcionado pelas atividades humanas: desmatamento para fins agropastoris, carvoarias, extração do ouro e mineração resultaram em severos danos ambientais…

Atualmente a cidade possui 13% de Mata Atlântica, e um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica do nordeste mineiro: A Reserva Biológica da Mata Escura! Esta abriga em seus 52 mil hectares,  a segunda maior concentração de floresta de pau-brasil do país, além das espécies “guarda-chuva”: onça pintada, gavião-pega-macaco, macaco-prego-do-peito-amarelo, muriqui do norte e o bugio-ruivo (ameaçadas de extinção).

A preservação e gestão ambiental dos fragmentos florestais, matas ciliares e de topo de morro são extremamente necessárias, pois contribuem com a manutenção ecológica e serviços ambientais, como a bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha. Esta nasce na Serra do Espinhaço, em Serro (MG), e tem 920km de extensão, que atravessa o nordeste do Estado de Minas Gerais e desagua no Oceano Atlântico, em Belmonte (BA). Atualmente, foram construídas no Rio Jequitinhonha as Usina Hidrelétrica de Irapé, em Berilo (MG) e a Barragem de Itapebi (BA), que pretendem “alavancar o progresso do vale”…

 

Resultado da qualidade da água do Rio Jequitinhonha

 

A equipe do “Projeto a Mata Atlântica é Aqui!” realizou a coleta e análise da água do Rio Jequitinhonha, que abastece a região de Almenara. O resultado obtido aponta que a qualidade da água é REGULAR!

O Rio Jequitinhonha pede SOCORRO, pois encontra-se poluído por efluentes domésticos líquidos, resíduos sólidos, metais pesados, além do desflorestamento de suas matas ciliares, assoreamento, enchentes, e doenças como o mal de chagas, leishmaniose e a esquistossomose!

Faz-se URGENTE o empenho e união das ONGs, Universidades, Empresas e Prefeituras para mobilizar a população de Almenara, contra essa degradação socioambiental, através do Plano Municipal para Conservação e Recuperação da Mata Atlântica!

Tiago Felix e Ana Lucia Voidella

Biólogos e Educadores ambientais do Projeto Itinerante “A Mata Atlântica é Aqui!”.

- See more at: http://www.sosma.org.br/blog/analise-da-qualidade-da-agua-rio-jequitinhonha/#sthash.wi0pDjbA.dpuf