Um projeto piloto implementado pela Secretaria de Assistência Social de Coronel Fabriciano está dando bons resultados: a horta da Cozinha Comunitária, no bairro Jardim Primavera. No local, são cultivadas ervas aromáticas (que servem de tempero) e hortaliças que utilizadas na preparação dos alimentos servidos no local.

A secretária de Assistência Social, Júlia Restori, explica que a iniciativa faz parte das ações da Política Municipal de Segurança Alimentar. “Sempre fez parte da nossa proposta implementar hortas comunitárias no município”, explica. A horta, que fica ao lado da Cozinha Comunitária, está sob os cuidados da nutricionista Maria Lima e servidores da Cozinha. “Mas a comunidade local já abraçou a ideia e tem ajudado a cuidar da horta, principalmente nos fins de semana, quando a Cozinha não funciona”, conta a secretária.

O projeto ainda tem sensibilizado a comunidade sobre a utilização de outros temperos, em substituição ao sal, durante a preparação das refeições. “É comum as pessoas utilizarem excesso de sal para temperar os alimentos. Temos demonstrado que é possível substituir o sal por outros temperos, como manjericão, alecrim, cebolinha e salsinha, para realçar o sabor dos alimentos sem prejudicar à saúde”, finaliza Restori.
A Cozinha Comunitária é um projeto que integra a política pública de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional do município e conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do governo federal. O local atende aos moradores do Jardim Primavera e bairros próximos, como Caladão, Contente, Manoel Maia.

São oferecidas, diariamente, 160 refeições que custam R$ 2 e R$ 2,50 (marmitex). O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. Na Cozinha Comunitária, toda alimentação é preparada por uma equipe composta por uma nutricionista, uma cozinheira e quatro auxiliares. O cardápio é diversificado e baseado nas refeições servidas nas escolas da rede municipal.