Na manhã do dia 24, às 10 horas, na Sede do 19º Batalhão de Polícia Militar, bairro São Jacinto, em Teófilo Otoni/MG, aconteceu uma reunião para definir alinhamento de procedimentos para o uso de aparelhos etilômetros na área de abrangência da 15ª Região de Polícia Militar (Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus).

O etilômetro, popularmente chamado de “bafômetro”, é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica no organismo de uma pessoa, analisando o ar exalado dos pulmões. É um equipamento utilizado pelas polícias para verificar o nível de álcool etílico presente no ar expirado por motoristas.

Participaram da reunião o Comandante da 15ª RPM, Coronel PM Aroldo Pinheiro de Araújo; o Comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel PM Adirson Antônio Glório de Ramos; o Comandante da 15ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Major Luiz Carlos Miranda de Menezes; o Chefe da Seção de Planejamento e Emprego Operacional da 15ª RPM, Major Fábio Marinho dos Santos e outros Oficiais e Praças relacionados diretamente com o trânsito urbano e rodoviário.

Na 15ª Região existem 9 (nove) etilômetros e 20 baterias, que serão utilizadas nas viaturas que trabalham no serviço operacional das Unidades subordinadas (19º BPM – Teófilo Otoni, 15ª Cia PM Ind MAT {Rodoviária e Ambiental}, 44º BPM – Almenara, 26ª Cia PM Ind – Itaobim e 24ª Cia PM Ind – Nanuque). O objetivo é a intensificação de abordagens e operações na área de combate aos crimes e infrações de trânsito, nas rodovias e principais corredores urbanos das cidades da região.