A tão sonhada obra de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, que tantas mortes já causou, parece que já começa a sair do papel e ganhar forma e locais definidos. No caso do trecho 1, entre Governador Valadares e Belo Oriente, os serviços iniciais são apenas de restauração da pista. Esse serviço está sendo executado em algumas partes compreendidas entre o km 207 e o km 220, perto da Celulose Nipo Brasileira S/A (Cenibra), onde as máquinas se concentram na recuperação da pista, o que significa a retirada e a restauração do asfalto. No lote 2, a partir do km 60, depois da saída de Ipatinga, as obras de melhoria também já tiveram início, com a restauração da pista.

A duplicação da BR-381 é uma reivindicação antiga dos valadarenses e de todos os mineiros, mas nas últimas três décadas o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares não teve melhorias efetivas. Os serviços de duplicação foram anunciados em fevereiro deste ano pela presidenta Dilma Rousseff (PT), durante visita a Valadares. Divididas em lotes, as obras terão um total de pouco mais de 300 km e custará ao governo federal R$ 2,5 bilhões. 

Segundo informações do gerente de contrato da Isolux, Paulo Miranda, depois da recuperação da pista os próximos passos contemplam outros serviços de melhorias, que deverão ser realizados ao longo deste ano. “Agora, logo após a restauração da pista, serão feitos serviços de drenagem ao longo dos lotes 1 e 2 e, em seguida, será a execução dos serviços de melhoria. A obra, no geral, é de continuidade, um serviço vai dando cor e forma a outros. Esses passos iniciais serão realizados ao longo deste ano e deverão se estender também no próximo ano, pois a obra é uma continuidade, uma coisa depende da outra. A mão de obra humana e as máquinas continuarão a trabalhar na realização das melhorias”, disse. O consórcio Isolux é vencedor, juntamente com a Engemix, da licitação em vários lotes para a execução das obras, inclusive o 1 e o 2.

No início deste mês a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Belo Horizonte, informou ao jornal DIÁRIO DO RIO DOCE que em vários outros trechos da 381 as obras também já tiveram início e dois túneis foram iniciados, próximos à cidade de Antônio Dias, no Vale do Aço, e em vários trechos entre Caeté e o trevo de Barão de Coçais. O Dnit informou também que um dos túneis terá 409 metros de extensão e o outro, 432 metros. A previsão é de que eles sejam concluídos em um ano e meio e o valor total do contrato é de R$ 56,95 milhões. A duplicação dos oito lotes da rodovia já licitados envolverá 1.220 máquinas e equipamentos, 29.120 toneladas de aço e 48,2 quilômetros de metros quadrados em terraplenagem.

A Redação do DRD também entrou em contato com a Assessoria do Dnit em Belo Horizonte no início da tarde de ontem para saber como está a situação do anteprojeto de duplicação do lote 1 — que originalmente prevê apenas melhorias na rodovia —, prometido e anunciado pela presidente Dilma e ratificado pelo então diretor-geral da autarquia, general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, e se será feito algum aditivo sobre o atual contrato para duplicação. Entretanto, a assessoria não soube dar informações sobre o assunto que, segundo eles, teria de ser apurado em Brasília, com o Governo Federal.