A referida praça, um dos principais bens culturais do Município de Almenara, existe como local público desde os anos 1800. Nos seus primórdios, serviu com necrotério aos mortos da então nascente localidade vigiense. Posteriormente, pelo fato de abrigar a antiga Matriz erguida em louvor a São João Batista, pela qual Hermano de Souza, - precursor e pioneiro de Almenara, sobremaneira empenhou-se, a denominaram como Praça da Matriz.

No decorrer da sua interessante história, primeiras décadas dos anos 1900, o citado logradouro merecidamente obteve Benedito Valadares como patrono - então governador de Minas, responsável por sancionar a lei que elevava o Distrito de Vigia do Município de Jequitinhonha ao tão requerido Município de Vigia. Cerca de 50 anos depois, fins dos anos 1900, a praça adota o falecido médico e ex-prefeito de Almenara Hélio Rocha Guimarães como patrono e como tal se mantém.

Visando dar novo criativo aspecto à histórica praça, a prefeita Fabiany Ferraz congregou parceiros patrocinadores em prol de restabelecer sua devida iluminação, adicionar aos jardins peças cerâmicas do artesanato regional do Vale do Jequitinhonha, bancos amplos e relativamente confortáveis, dando-lhe enfim, aprazível configuração a bem dos munícipes e visitantes, destacando e valorizando esse importante histórico bem cultural almenarense.