II Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha reuniu radialistas, blogueiros, jornalistas, assessores, comunicadores em geral e jovens integrantes de coletivos culturais, entre os dias 1º e 3 de março, em Capelinha (MG). O Encontro contou com mais de 100 participantes de 20 municípios do Vale do Jequitinhonha. A organização, a cargo do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, em parceria com a Associação Imagem Comunitária (AIC) e a Oficina de Imagens, teve apoio da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Capelinha, Rádio Arañas FM, Galpão Cultural, Criasom e Escola Estadual Geralda Otoni.
 

Debates:
Painel de Abertura tratou do acesso à comunicação e transformação social e cultural do Vale. As falas, em sua maioria, partiram das experiências pessoais e profissionais dos palestrantes: Armando Pereira Ribeiro, de Padre Paraíso; Luciano Silveira, de Araçuaí; Hélio Souza, de Capelinha; Bruno Vieira e Janaína Patrocínio, de ONGs de Belo Horizonte que atuam no Vale do Jequitinhonha.
Durante o encontro foram realizados Grupos de discussão Plenária. Os participantes se dividiram em cinco grupos: Acesso aos meios, direito à comunicação; Dilemas Éticos; Espaço Público; Privacidade na Web e Rádio. Ao final, cada grupo partilhou questões e conclusões com o coletivo durante plenária, propiciando uma troca entre os grupos.
 
Sarau:
O Criasom Instituto Cultural, de Capelinha, MG, coordenou o Sarau Cultural realizado na noite de sábado, dia 2. Além dos alunos do Criasom, artistas do Vale presentes no encontro apresentaram músicas, poesias, cantigas e performances teatrais.

 

Oficinas:
A oficina de Formatação de Projetos Culturais, ministrada por Ludmila Ribeiro, abordou a elaboração de projetos para certificação em leis de incentivo, bem como o preenchimento de formulários de empresas patrocinadoras. O foco foi em técnicas e estratégias para estruturação de propostas culturais coerentes com a realidade e necessidades do Vale. Na de Fotojornalismo, ministrada por Marina de Melo Marinho Brochado, foram trabalhados conceitos usados no campo do jornalismo e discutidas questões éticas pertinentes ao fotojornalismo. Os participantes fizeram um ensaio.

Na área de comunicação digital foram realizadas as oficinas de Mídias Socias e de Webjornalismo Hiperlocal, coordenadas, respectivamente, pelo jornalista Leandro Lima e pelo professor Carlos d'Andréa, ambos da UFMG. Na primeira, foi trabalhada a apropriação das ferramentas online e dos canais da web, além dos limites e normas de uso de cada canal. Já na de Webjornalismo Hiperlocal os participantes discutiram as possibilidades da prática jornalística na internet voltada para interesses locais e trabalharam ferramentas e recursos técnicos que viabilizem essa atividade. Os participantes criaram um mapa colaborativo com informações relevantes para a região.

Na área do audiovisual foram realizadas três oficinas: Stop MotionVídeo Mídias Táticas. Na primeira, os participantes trabalharam os passos básicos na construção de um vídeo em stop-motion, com base em exercícios simples e criativos. Os presentes também discutiram noções básicas de fotografia e audiovisual, elaboraram um breve roteiro e produziram uma animação colaborativa. A oficina foi ministrada por Bruna Lubambo e Sâmia Bechelane, educadoras da AIC. As oficinas de Vídeo e Mídia Tática foram desenvolvidas conjuntamente pelos educadores da Oficina de Imagens Marcos Donizetti, Neltinha Oliveira, Bruno Vieira e Danúbia Gardênia da Silva. Nela, os participantes trabalharam na produção de conteúdo audiovisual, explorando as possibilidades ofertadas pela linguagem na criação de informações sobre o evento, a cultura local e propostas de comunicação e arte em ações de intervenção urbana, com o objetivo de gerar um olhar mais crítico das pessoas sobre um determinado tema ou situação.

Por fim, a oficina de Rádio e comunicação alternativa, ministrada por Pedro Ivo Martins, professor da PUC-MG, tratou das possibilidades de uso do rádio na web e do rádio comunitário, ambos voltados para o fortalecimento da comunicação local. Os alunos trabalharam a competência para identificação de pautas e produção de matérias radiofônicas de cunho comunitário.

As oficinas foram ofertadas segundo os interesses apresentados previamente por comunicadores e coletivos do Vale. Ao término delas, foi realizado no Galpão Cultural uma mostra do que foi produzido. Alguns dos resultados podem ser conferidos no site do Polo.

Feira de Artesanato

A 14ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na UFMG será realizada de 6 a 11 de maio de 2013, em Belo Horizonte, na Praça de Serviços do Campus Pampulha. O evento traz os artesãos e o artesanato do Vale, auxiliando na divulgação de um pouco de toda a diversidade da produção artísticas da região. Durante a feira haverá apresentações artísticas, lançamentos de DVDs sobre os mestres artesãos do Vale do Jequitinhonha, rodas de conversa e oficinas. Nesta edição, serão homenageados dois mestres artesãos: a mestra Lira Marques, ceramista e pesquisadora de Araçuaí, e o mestre Antônio de Bastião, tamboreiro de Minas Novas. A Feira é uma realização do projeto Artesanato Cooperativo, vinculado ao Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, e objetiva incentivar a produção artesanal e o fortalecimento do associativismo no Vale.

Exposição

As obras dos artistas Armando Ribeiro, escultor de Padre Paraíso, MG, e Germano Neto, fotógrafo de Santos, SP, (atualmente, reside em Ouro Preto, MG), estão em exposição no Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG em Ouro Preto. A exposição Imagens do Jequitinhonha pode ser visitada de segunda a domingo, das 9h às 19h, até 17 de março, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto.