Ano após ano as chuvas atingem o estado e afetam de maneira significativa vários municípios mineiros, deixando mortos, feridos e centenas de vítimas desabrigadas ou desalojadas. A Defesa Civil Estadual divulgou nesta segunda-feira (3) o balanço das ações deflagradas no período chuvoso 2022/2023, 22 pessoas morreram. Quase 300 municípios sofreram com as tempestades.

Segundo o órgão, foram mais mais de 394 toneladas de itens doados para atingidos pelas chuvas, além da ajuda humanitária, capacitação de pessoas, articulação entre instituições e estruturação de equipes locais fizeram parte da estratégia para suporte às cidades afetadas.

O último ciclo de chuvas começou em 21 de setembro do ano passado e terminou na última sexta-feira (31). De acordo com o major Luis Antônio e Silva, da Superintendência de Gestão de Desastres, as ações preventivas contribuíram para minimizar os impactos provocados pelas chuvas aos municípios mineiros.

Ao todo, completa o major, 450 municípios decretaram situação de emergência ou estado de calamidade no período anterior, neste período houve uma redução de 30%, além de queda de 80% de pessoas desalojadas pós desastre.