O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (23/3), em Itinga, no Vale do Jequitinhonha, do evento de lançamento de programas de inclusão social para a região. Os anúncios foram feitos na Fazenda Monte Belo, da Sigma Mineração, empresa que também divulgou que investirá R$ 1 bilhão para expansão de operações, beneficiando principalmente os mineiros que vivem em Araçuaí e Itinga.

A empresa, que atua há nove anos na região, possui programas direcionados a oferta de microcrédito para pequenas empreendedoras, a agricultores familiares sustentáveis, construção de reservatórios de água contra a seca e, ainda, parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a Pequenas empreendedoras do Vale do Jequitinhonha têm acesso, por exemplo, a empréstimos de até R$ 2 mil, por meio do programa Dona de Mim.Criada em parceria com a organização Mulheres do Brasil, a ação já auxiliou mais de 500 empreendedoras e, agora, está sendo ampliada para ajudar 10 mil mulheres da região. Já pelo programa Seca Zero, pequenos agricultores sustentáveis de Araçuaí e Itinga já foram beneficiados com a construção de 2 mil reservatórios de captura de água da chuva, em apoio ao enfrentamento da estiagem.

"O que estamos vendo é esse empoderamento das mulheres, a viabilização de irrigação e uma vida melhor pra quem mora no campo", elogiou Zema. "Muitas vezes, quando quem mora na zona rural não tem condição mínima, muda para a cidade e acaba agravando o problema social, já que lá não terá mais condições de cultivar em uma propriedade pequena, não terá moradia adequada, ou mesmo uma profissão, como a que tinha no campo. Ações como essas vêm para colocarmos um fim a essa situação de indefinição, de insegurança", disse.

Os secretários de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) , Pedro Bruno, e de Desenvolvimento Social (Sedese) , Elizabeth Jucá, acompanharam o chefe do Executivo mineiro, também recepcionados pela CEO da Sigma, Ana Cabral-Gardner. Na oportunidade, Elizabeth Jucá sinalizou que ações realizadas pela empresa dialogam com iniciativas governamentais em andamento, o que abre espaço para planejamento de atuações conjuntas.

"Queremos alinhar com a empresa uma forma de parceria para fortalecer o Programa de Promoção ao Desenvolvimento Social de Minas Gerais", pontuou. Nessa quarta-feira (22/3), a Sedese firmou termo de cooperação com o Banco Mundial justamente para auxiliar no desenvolvimento deste programa. "Experiências como essas são raras no mundo. A gente quer muito mais mulheres empreendedoras, gerando renda e chamando outras mulheres, não só para empreender, mas também para trabalhar. As mulheres mineiras podem fazer parte de um case internacional", destacou.