O descaso da Copasa com os almenarenses. Já perdemos a conta de quantas vezes este tema é obrigado a ser tratado de maneira emergencial pelos poderes Executivo e Legislativo para defender a população!

E nesta quinta-feira, 23, não foi diferente. A falta d’água que acometeu a cidade em pleno carnaval durante 4 dias foi pauta de convocação do presidente da Câmara, Cristiano da Imobluz, para que a Copasa participasse da reunião e prestasse esclarecimentos.

O Gerente Regional da Companhia, Magno Gomes dos Santos, compareceu e justificou as recentes falhas no sistema de fornecimento de água.

Mas as explicações não convenceram nem os vereadores, nem o prefeito de Almenara, Ademir Gobira, nem os demais que participaram do encontro. Quiçá a população, que lotou o plenário e demonstrou organizadamente sua indignação.

Estiveram presentes, ainda, os vereadores Marconi da Saúde (vice-presidente), Dey Professor (secretário), Tim do São Francisco, Sandro Augustinho, Dedeu, Dilsim, Tôco, Nata da CDN, Régis do INSS e Renato do Som.

Justificaram a ausência: Peca e Jacaré.

O Procurador Jurídico do Município de Almenara, Dr. Nangel Cardoso, e o Procurador Jurídico da Câmara Municipal de Almenara, Dr. Caio Gobira Farias, também participaram da sessão legislativa.

 PUBLICIDADE

 

Medidas cabíveis e emergenciais

Ações judiciais deram o tom dos encaminhamentos que já foram e outros ainda serão realizados pela Prefeitura e Câmara Municipal.

O prefeito Ademir Gobira fez posicionamento firme em defesa dos interesses da população almenarense e salientou que já realizou todos os encaminhamentos na forma judicial e não voltará a um passado sombrio, “no qual os consumidores passaram muitos perrengues com ações da Copasa completamente fora de contexto. Com toda certeza serão responsabilizados judicialmente!”.

O Procurador Jurídico do Município de Almenara, Dr. Nangel Cardoso, corroborou com o chefe do Executivo Municipal e enfatizou que não cabe simplesmente "uma canetada para romper o contrato entre a Copasa e o município, que tem duração de 30 anos", pois caberá protocolos mais abrangentes para tanto. 

Descaso e pouco caso

Para Marcelo, morador do município, “algo definido deveria ter sido acordado durante a reunião, pois a situação é muito grave e recorrente". Já Tamires apontou que o trabalho da Copasa é tão ruim que não tem uma bomba elevatória reserva para emergências; e o mais absurdo: “o gestor admitiu que tinha ciência de que o problema poderia ocorrer”.

Resume-se: há falha técnica e irresponsabilidade por parte da Copasa em Almenara!

O presidente da Câmara Municipal encerrou a reunião e fez questão de enfatizar que todos os procedimentos serão colocados em prática, a fim de que a Copasa tenha sua atuação dentro das cláusulas contratuais e arque com as consequências por não as cumprir.