Em outubro de 2022, a unidade hospitalar de Teófilo Otoni, no Mucuri, teve assinada a ordem de início das obras pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)

Na última sexta-feira, 10, a SES deu continuidade ao projeto de ampliação de leitos hospitalares para desafogar os grandes centros e melhorar a rede de assistência no interior. Foi dada autorização para as obras do Hospital Regional de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado. As demais estão em fase de licitação.

A previsão de entrega de cada construção é de até dois anos após a assinatura da ordem de início da obra.  

A conclusão dos seis hospitais resultará na implantação de 1.451 novos leitos no estado, divididos de acordo com a necessidade assistencial de cada região, entre leito geral, UTI adulto, UTI pediátrica, isolado, coronariano e semi-intensivo. Estima-se que mais de 6,7 milhões de pessoas serão beneficiadas.  

PUBLICIDADE

 

Recursos

A fonte de recursos para a conclusão das obras dos seis hospitais regionais é oriunda do Acordo Judicial feito pelo Governo de Minas com a mineradora Vale, com intermediação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público, entre outros órgãos, após a tragédia em Brumadinho. O valor total dos investimentos gira em torno de R$ 985 milhões. Já o Hospital Regional de Governador Valadares será contemplado com recursos do acordo firmado com a Samarco, em decorrência do desastre ambiental ocorrido em Mariana, em 2015. 

 

Fonte: SES-MG com alterações