Aconteceu, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro de 2023, a posse das deputadas e deputados eleitos para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Entre eles, o deputado estadual Dr. Jean Freire (PT), que inicia o seu terceiro mandato como deputado eleito, especialmente, pelos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O deputado obteve 84.489 votos nas eleições de 2022, sagrando-se como o parlamentar majoritário na região.

Dr. Jean foi eleito pela primeira vez em 2014 e destacou-se como legítimo representante dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri ao tratar as demandas dessas regiões com total prioridade no parlamento mineiro. Entre elas, estão o acesso à educação e à saúde públicas e de qualidade; o acesso à água; o desenvolvimento da agricultura familiar e a melhoria da infraestrutura regional, além da defesa dos direitos das mulheres, das comunidades tradicionais e das crianças e adolescentes.

“Esse continua sendo o meu compromisso: fazer com que nossas demandas sejam tratadas com prioridade, a fim de que o nosso povo tenha mais dignidade e oportunidades, e que toda Minas Gerais reconheça o potencial dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Nós não podemos mais permitir que uma região tão rica como a nossa continue sendo a que menos se desenvolve no estado”, afirmou.

O deputado ainda agradeceu ao povo mineiro pelo apoio e falou das expectativas para o próximo período. “Sou muito grato ao povo do Vale do Jequitinhonha, do Mucuri, do Norte de Minas e de tantas outras regiões, que confiou em meu trabalho e me deu mais uma oportunidade de representá-lo no parlamento com. Sei que será um período muito desafiador, de muito trabalho, mas, assim como aconteceu em nossos dois primeiros mandatos, de muitas conquistas também”, finalizou.

História

Dr. Jean Freire nasceu na cidade de Pavão, no Vale do Mucuri, mas com pouco tempo de vida, mudou-se com sua família para Coronel Murta e, depois, para Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, onde passou toda a sua infância e adolescência.

Aos 14 anos foi porteiro do Hospital Vale do Jequitinhonha, em Itaobim, função que também exerceu no Hospital Santa Rosália, em Teófilo Otoni, onde atuou, ainda, como assistente de enfermagem.

Após essa primeira experiência e apaixonado pela dedicação ao ser humano, decidiu estudar medicina. Com a ajuda de amigos para o custeio dos estudos, formou-se em 1998 pela Faculdade Souza Marques, do Rio de Janeiro.

Já médico, voltou para Itaobim em 2002. Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1992, foi eleito, em 2004, vereador por Itaobim, sendo, naquele ano, o mais votado na história da cidade. Seu trabalho sério e honesto em prol do município o levou à reeleição por duas vezes consecutivas, em 2008 e em 2012. Em 2014, após percorrer mais de 300 mil quilômetros em terras mineiras com a “Caravana Pé na Estrada”, Dr. Jean foi eleito deputado estadual em Minas Gerais com 52.315 votos. Começava ali uma nova história para os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, que passaram a ter um legítimo representante dentro da Assembleia Legislativa.

Em 2018, Dr. Jean foi reeleito deputado estadual com 83.024 votos, espalhados por mais de 400 cidades de Minas Gerais. Em 2022, Dr. Jean Freire é reeleito para o seu terceiro mandato, com 84.449 votos.