A Prefeitura de Almenara, por meio da Secretaria de Educação, abriu o processo de ocupação de vagas remanescentes para Educação Infantil, sendo esta a 2ª etapa do sistema de Cadastro e matrícula para o ano letivo 2023.

O período de cadastramento online vai até o dia 10 de fevereiro/2023 pelo link: https://almenara.edu.simpless.com.br

 

 

  • Confira todos os detalhes:

As vagas remanescentes referem-se ao saldo de vagas escolares apuradas após a finalização do processo inicial de matrícula, as quais foram disponibilizadas, no SIGEM. 

Nessa etapa de cadastramento escolar, os pais ou responsáveis terão imediato conhecimento da escola para a qual seus filhos foram encaminhados para matrícula, cabendo a eles procurar imediatamente a unidade de ensino para a efetivação de matrícula. 

O encaminhamento para a matrícula dos alunos inscritos será realizado conforme a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino ofertado, sempre respeitando os critérios definidos nas legislações específicas.

 

  • Poderão concorrer às vagas remanescentes os candidatos/alunos que:
  1.  deixaram de se inscrever no SIGEM, no prazo estabelecido no Anexo I do Art. 1º do DECRETO Nº 499 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2022;
  2. estavam matriculados em 2022 na Rede Pública Municipal de Ensino de Almenara e não renovaram sua matrícula para 2023, assim como não realizaram sua inscrição no SIGEM;
  3. deixaram de efetuar a sua matrícula por não comprovarem os requisitos requisito - idade, residência, deficiência, etapa/ano de escolaridade - declarado pelos pais/responsáveis ou pelo próprio aluno, quando maior de idade;
  4. deixaram de efetuar a sua matrícula por perda de prazo.

 PUBLICIDADE

ATENÇÃO:

  1. Não será permitida a inscrição, para as vagas remanescentes, de alunos já matriculados nas escolas públicas estaduais ou municipais.
  2.  A não comprovação de qualquer requisito - idade, residência, deficiência, etapa/ano de escolaridade - declarado pelos pais/responsáveis que tenha sido determinante para o encaminhamento àquela escola levará à perda da garantia da vaga, devendo aguardar a próxima etapa para matrícula que acontecerá de forma presencial nas unidades escolares conforme cronograma (a partir de 15/02/2023).
  3. A vaga do estudante estará assegurada apenas após a efetivação da matrícula, portanto o cadastramento não é garantia de vaga.

 

O cadastro para as vagas remanescentes deve ser feito exclusivamente pela internet por meio do sistema SIGEM (Sistema de Gestão da Educação Municipal – para inscrição na Educação Infantil).

 

LINK PARA CADASTRO:

https://almenara.edu.simpless.com.br

 

Todas as orientações para a realização do cadastro e critérios de encaminhamento dos candidatos podem ser consultadas no Decreto n.º 499 de 8 de novembro de 2022. 

Para mais informações, consultem a legislação específica e em caso de dúvidas ou dificuldades para acesso à internet e realização do cadastro procurem uma das escolas municipais.

 

Mariana Starling – Jornalista Profissional – MG 09777 JP

W. Agência de Comunicação Política

(33) 9.8818-8152