Descaso e desrespeito com a população! Esta é a única maneira de avaliar o trabalho da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) com o povo de Almenara. Aliás, esta falta de cuidado vem se arrastando há anos!

Exemplo é o problema crônico na Rua Eurico Soares, bairro São Judas Tadeu. Há mais de 10 anos o esgoto vaza a céu aberto, trazendo enorme desconforto para os moradores. Além do mau cheiro, há grave risco de contaminação e, consequentemente, aparecimento de doenças como diarreia, disenteria bacteriana, febre tifoide, leptospirose e todo tipo de acometimentos causados pela falta de saneamento básico.

A cena parece vir de tempos passados! E não de um município expoente do Vale do Jequitinhonha em pleno 2023! A Copasa, o que faz? Vai ao local, faz gambiarras que, em pouquíssimo tempo, se desfazem e, para a infelicidade da população... lá vem esgoto vazando!

Há uma casa ilhada pela água suja, na qual há crianças habitando. A família perdeu, com o desrespeito da Copasa, o direito básico Constitucional de “ir e vir” com tranquilidade e segurança.

 

No meio da rua

Outro exemplo grave da irresponsabilidade da Copasa é a cratera que se abriu no meio da Rua Bias Fortes, esquina com Lindaura Gil. São 2 metros de largura de um buraco que, se alguém cair, ficará a 1 metro e meio de profundidade do nível dos paralelepípedos. A queda é iminente, colocando os moradores em risco!

Processos

Isto tudo mesmo a Copasa tendo conhecimento de diversos processos que tramitam em Almenara junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Justiça. A prefeitura tem brigado pelo bem da população e a Companhia continua desrespeitando todas as leis e, sobretudo, o consumidor, morador, habitante de Almenara!

Olhos vendados

Estes são apenas exemplos do péssimo serviço que a Companhia de Saneamento vem prestando em Almenara. Há esgoto ao ar livre em vários lugares da cidade, a despeito das reclamações feitas nos canais da empresa.

A prefeitura de Almenara avança rapidamente na pavimentação das ruas. E, em pouco tempo, o esgoto transborda e destrói o trabalho realizado.

Mas a população continua íntegra, pagando taxas abusivas por nada! O tratamento do esgoto não é feito. Pelo contrário: a água insalubre e imunda é jogada clandestinamente no Rio São Francisco.

A proposital cegueira da Copasa em Almenara, portanto, traz desconforto e riscos à população e, também, ao Meio Ambiente!

Até quando isso será tolerado? Copasa, a população de Almenara espera muito mais de você!

PUBLICIDADE

 

W. Agência de Comunicação Política

(33) 9.8818-8152