A luta contra a dengue, zika e chikungunya é prioridade da prefeitura de Almenara. Na manhã de hoje, segunda-feira, 16, foi realizado um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças.

“Esta ação é um gesto muito expressivo de cuidado com nosso povo. Afinal, em pleno feriado de aniversário da cidade, estamos nas ruas conscientizando a população para as ações de eliminação do mosquito”, ressalta o prefeito Ademir Gobira.

Almenara têm vivenciado um surto das doenças, com muitas internações nos aparelhos de Saúde do município. “Por isto, a realização do mutirão de hoje, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde”, explica Gobira.

PUBLICIDADE

Organização

O mutirão começou às 8h da manhã, com cada grupo de trabalho, divididos por bairros, recebendo os materiais de necessários: luvas, máscaras e sacos de lixo. Os grupos foram orientados por agentes da Vigilância Ambiental, que os acompanhou durante a atividade.

Em cada bairro, um caminhão basculante de coleta de lixo percorreu as ruas junto aos agentes.

Orientações 

Além da eliminação do lixo acumulado e água parada, que servem de criadouros para o Aedes Aegypti, os grupos de trabalho reforçaram junto à população importantes ações para o combate à dengue:

 - manter a caixa d’água limpa e tampada;

- guardar garrafas de cabeça para baixo;

- manter as calhas sempre limpas;

- colocar areia nos vasos de plantas;

- manter lixeiras bem fechadas;

- guardar pneus sempre cobertos.

 

Importante lembrete repassado à população: o caminhão de coleta de lixo passará em todas as residências diariamente das 9 às 13h!

Todos contra o mosquito!

 

Mariana Starling - Jornalista Profissional - MG 09777 JP - para W. Agência de Comunicação Política