Pela primeira vez, um censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contabilizar a população quilombola do Brasil. A iniciativa já vinha sendo trabalhada há algum tempo pelos pesquisadores. Ao todo, serão 5.972 localidades quilombolas, que começaram a ser visitadas pelos recenseadores que já chegaram a Almenara, no Vale do Jequitinhonha, no Quilombo Marobá dos Teixeira. 

“É o primeiro censo em que o IBGE poderá oferecer à sociedade estatísticas oficiais sobre quantos são os quilombolas, onde vivem e como vivem. É muito importante que a própria população quilombola esteja preparada e sabendo que o censo está trazendo essa possibilidade pela primeira vez”, disse a coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais, Marta Antunes.

Em Almenara, são dois territórios mapeados pelo governo federal como sendo regiões pertencentes aos Quilombolas. Uma fica na região do Marobá, na Rodovia LMG 634 , onde já  retomaram a posse, e outra na região do Feijoal, na BR 367, onde aguardam a justiça determinar a retomada. Com esse levantamento do IBGE, pela primeira vez teremos registrados os costumes destes povos tradicionais. 

William Fróis