Com intuito de trazer reconhecimento e comercialização, mais de 90 artistas expuseram suas artes na Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha que está acontecendo a partir de hoje na Praça de Serviços do campus Pampulha da UFMG. O evento segue gratuito até sábado (17), e conta com exposições de 26 municípios e 37 associações de artesãos, incluindo povos indígenas Aranã e Pankararu - Pataxó, da Aldeia Cinta Vermelha em Araçuaí. 

A programação conta com apresentações musicais, e exposição de bordados, tecelagem, peças de cerâmica e também homenagem a duas mestras artesãs. Segundo o produtor cultural Sérgio Diniz, coordenador do evento, a iniciativa “é resultado da articulação de diferentes órgãos da Universidade e também do apoio financeiro de diversas entidades, que entendem o momento de crise enfrentado pela universidade pública e a importância social da feira”(trecho retirado do site oficial da UFMG).

A feira segue como uma oportunidade de difundir a cultural local à comunidade e trazer reconhecimento aos artistas do Vale do Jequitinhonha.