Cinco pessoas, sendo 3 homens de 19 e 24 anos, uma mulher de 19 anos e um adolescente de 17, foram detidos durante a Operação Xedes, realizada na manhã de sexta-feira (22/7/2022), em Joaíma, na região do Vale do Jequitinhonha. A ação foi um trabalho em conjunto da 16.ª Delegacia de Polícia Civil da cidade de Jequitinhonha e da 3.ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Almenara.

Segundo a Polícia Civil, os maiores vinham sendo investigados pela polícia em Joaíma pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, além de corrupção de adolescentes.

O local usado como ponto de venda estava sendo monitorado. Durante abordagem, foram apreendidos 22 tabletes de maconha, 1 tablete de crack, 146 pedras de crack e 78 buchas de maconha embaladas, prontas para venda, além de um vasilhame contendo sementes de maconha.

No total, foram localizados aproximadamente 5 kg de entorpecentes. Foram apreendidos, ainda, R$ 2.114,00, uma balança de precisão e 5 telefones celulares.

Parte das drogas apreendidas tinham acabado de ser entregues pelos Correios. A polícia acredita o método vinha sendo usado pelos investigados para receberem os entorpecentes do fornecedor.

Segundo a PC, os homens têm antecedentes na prática dos crimes de tráfico de drogas e tentativa de homicídio.

Operação Xedes

O nome da Operação, “Xedes” (Sedex ao contrário), faz menção à forma de recebimento dos entorpecentes apreendidos, como informado.