Neste fim de semana, Santana do Araçuaí, distrito de Ponto dos Volantes, receberá a XIII Feira do Artesanato, realizada pela Associação dos Artesãos de Santana de Araçuaí, e a Prefeitura de Ponto dos Volantes.

Serão três dias voltados para a promoção dos artesanatos locais, com exposições de artistas diariamente do evento.

A Feira visa expor e valorizar o artesanato local, especialmente sua produção cerâmica, tanto utilitária quanto decorativo, que começou há cerca de 60 anos, com Isabel Mendes Cunha que, ao se casar e para lá se mudar, levou à localidade – rica em barro de boa qualidade e colorações variadas – a técnica tradicional aprendida com a mãe, louceira, e passou a perseguir o sonho de modelar bonecas.

As bonecas de dona Isabel já apareceram em novelas da Rede Globo.

Em 2004, dona Isabel foi premiada pela UNESCO, e no ano seguinte recebeu a Ordem ao Mérito Cultural do governo federal, em reconhecimento a sua ação em favor da cultura brasileira, em 2015 recebe a Medalha da Inconfidência, homenagem (in memoriam) do governo do Estado de Minas Gerais aos mineiros de destaque que contribuíram com o desenvolvimento do estado e do país.

Programação:

Sexta-feira (15):

Rick e Renner

Banda Suja de Batom

Banda Madeirada do Arrocha

Exposição do Artesanato local

Sábado (16):

Juliano Lemos

Tiago Jhonathan

Banda Kilokura

Exposição do Artesanato local

Domingo (17)

Exposição do Artesanato local das 8 às 17h.

A prefeitura de Ponto dos Volantes, na pessoa do prefeito Leandro Santana, vem incentivando a cultura na cidade, valorizando os artesãos locais.