A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) alerta sobre a modalidade de golpe da portabilidade salarial. Criminosos, em posse de informações pessoais de servidores públicos, criam documentos falsos com esses dados e, com isso, abrem contas em bancos físicos e/ou digitais. A partir daí, os golpistas solicitam a portabilidade da conta salário à instituição bancária onde o servidor recebe. Dessa forma, o salário é creditado na conta fraudulenta, e os servidores deixam de receber os proventos mensais na sua real conta.

Segundo o delegado Renato Nunes Guimarães, chefe da Divisão Especializada de Investigação aos Crimes Cibernéticos e Defesa do Consumidor - que integra o Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes-, levantamentos apontam a prática dessa categoria de estelionato em alguns estados. “De março até os dias atuais, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Pará e mais recentemente no Rio de Janeiro, foram verificados vários casos. Em Minas, temos o registro de alguns casos, que estão sob investigação”, informa.

Cuidados

Ainda segundo o chefe da Divisão Especializada, é importante que os servidores públicos consultem regularmente o sistema Registrato, do Banco Central (Bacen), para verificar a quais instituições bancárias seu CPF está vinculado, bem como realizarem pesquisas de financiamentos, empréstimos e chave Pix em seu nome, nesse sistema. Assim é possível saber se as informações e os dados pessoais estão ligados aos bancos com os quais o servidor realmente se relaciona.

Também é recomendado que o servidor público entre em contato com a gerência da sua instituição bancária (onde recebe os proventos) e solicite o bloqueio de portabilidade de conta feita sem sua autorização expressa. “Servidores públicos que tiveram seus dados usados de forma fraudulenta e a conta portada indevidamente devem entrar em contato com o banco pagador e registrar uma ocorrência policial”, orienta o delegado.

Renato Nunes pontua, por fim, que tanto o banco que autorizou a portabilidade quanto o banco que permitiu a abertura da conta com dados de servidores vítimas podem ser responsabilizados na esfera cível.

Pesquisa no Registrato

A consulta ao sistema Registrato pode ser feita pelo site, conforme vídeo explicativo disponível no Canal do Banco Central no YouTube. O acesso ao Registrado também é possível via aplicativos bancários.