O asfaltamento da BR-367 no Vale do Jequitinhonha sempre foi uma questão de muita promessa e pouca prática por parte dos governantes, haja visto que há mais de 50 anos a população espera para ter uma via decente para poder alcançar o Sul da Bahia e vice-versa.

O deputado federal Zé Silva tem sido um dos nomes mais atuantes em defesa das obras de asfaltamento e recuperação da BR. Sua luta teve início lá pelos idos de 2012, quando assumiu seu mandato na Câmara dos Deputados em Brasília.

Zé Silva sempre defendeu a importância da BR para a economia do Vale do Jequitinhonha, além de ser a principal via de circulação de mercadorias e pessoas da região. Ele sempre ressaltou as péssimas condições do trecho, que atormentam a população local há mais de uma geração. Uma estrada esburacada, com precárias pontes de madeira, perigosas tanto para os motoristas quanto para os pedestres, colocando em risco a segurança de todos.

As reivindicações tiveram início naquele ano de 2012, com a realização de uma Mesa Redonda na Câmara de Vereadores de Almenara, a principal cidade do Vale, com lideranças políticas e sociais, na qual foi lançado a Carta do Vale, contendo a demanda de algumas intervenções imediatas na estrada e que, assegura o deputado, “devem minimizar os piores gargalos da rodovia, como as pontes de madeira e a precariedade da sinalização, até que se retomem as obras de asfaltamento e conclusão da estrada”.

Além da Carta, foi instituída uma Comissão Regional de Fiscalização e Luta pela BR-367, constituída por representantes de diversos setores da sociedade, almejando as melhorias há muito esperadas, oficializando o Movimento BR-367 Urgente.

Desde então, a luta tem se intensificado, com indicações do deputado Zé Silva ao Ministério dos Transportes, para viabilizar as obras. Estas indicações, porém, acabaram sendo adiadas indefinidamente, gerando no parlamentar e em todos um senso de indignação com o descaso com o qual a região é tratada nas esferas estaduais e federais.

Tal descaso levou a população à revolta, com a destruição, pelos populares, das pontes de madeira por incêndios, para que o governo se mexesse e construísse uma nova ponte de madeira

Um alento veio no ano de 2020, quando o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu que, em 2021, as obras seriam retomadas. Ele, juntamente com o presidente Jair Bolsonaro, esteve na cidade de Jacinto para o lançamento da pedra fundamental de início das obras, que, entretanto, sofreram um duro golpe quando o projeto foi retirado da Mesa de Votações do Congresso, por não haver alegadamente verbas para as obras, fazendo a população ter que esperar novamente.

Porém, o deputado Zé Silva tem apresentado requerimentos e se reunindo com os responsáveis para que a obra seja retomada, dando uma nova esperança ao Vale do Jequitinhonha.