A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou nesta sexta-feira (17) o quarto caso de morte por raiva humana em Minas desde 2012. O caso aconteceu no dia 28 de maio quando uma menina indígena de quatro anos, moradora da zona rural de Bertópolis, no Vale do Jequitinhonha, morreu no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

De acordo com a SES, a criança da tribo Maxakali apresentava quadro de encefalite viral, uma infecção do sistema nervoso que provoca a inflamação do cérebro. A menina, no entanto, não apresentava sinais de "mordedura ou arranhadura por morcego". 

Outros três casos já foram confirmados: o primeiro registro é de um paciente de 12 anos, do sexo masculino, que veio a óbito no início de abril. O segundo é de uma adolescente, também de 12 anos, atestado em 19 de abril. A menina veio a óbito dias depois. Segundo a SES, ambos os casos estão relacionados a mordidas pelo mesmo morcego.

O terceiro caso foi confirmado em 26 de abril, após os exames constatarem que um menino, de 5 anos, também havia falecido em decorrência da raiva. Segundo o Governo de Minas, a criança não apresentava sinais de mordedura por morcego.