A cidade de Capelinha, na região do Vale Jequitinhonha de Minas Gerais, decretou situação de emergência nesta quarta-feira (16) após ter vivido a pior chuva do município na última terça-feira (15). 

De acordo com a Defesa Civil do município, choveram 163 milímetros na data. Todos os bairros tiveram estragos estruturais. Três casas caíram e os moradores perderam 100% dos móveis. Além disso, cinco muros foram derrubados.

O alagamento na região central da cidade chegou a 1,5 metros e a enxurrada levou as mercadorias de vários comerciantes. 
Algumas famílias ficaram sem ter como ficar em seus imóveis e foram levadas para hotéis, casa de familiares e centros de apoios do município. 

No total 15 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas e algumas famílias não quiseram sair de áreas de risco e foi necessário fazer boletim de ocorrência. 

Duas pessoas precisaram de socorro: uma jovem que teve uma crise de pânico durante a enchente e uma idosa que precisou de ajuda médica. Várias ruas da cidade ficaram interditadas. 

Entre esta quarta-feira (16) e está quinta-feira (17) a prefeitura da cidade trabalha na limpeza das ruas e no auxílio aos moradores.