No Vale do Jequitinhonha, o município de Palmópolis busca se reerguer após ser um dos locais mais afetados pelas fortes chuvas da última semana.

Com uma população estimada em cerca de 5.200 pessoas, segundo dados do IBGE, o município possui aproximadamente 800 pessoas desalojadas e 150 desabrigadas.

“Nosso posto de saúde no bairro Nossa Senhora de Fátima perdemos tudo, foi tudo alagado. Várias famílias perderam suas casas, mais de 30 casas caíram no município, outras 100 casas foram danificadas ou as pessoas vão precisar sair dentro de alguns dias. Enfim, desolação total, muita tristeza no nosso município”, lamenta o prefeito Marcelo Fernandes.
Para o Executivo, o desafio agora é conseguir atender as necessidades da população.

“A Prefeitura criou uma conta pix que as pessoas de todo o país possam fazer doações. As pessoas do Vale aqui, das cidades próximas começaram a fazer doações, nos ajudando. A gente é muito grato, só que precisamos de mais, muitas famílias precisam muito nesse momento”.

Mas chegar a todos os locais do município ainda não é possível. Devido à queda de barreiras nas estradas rurais, o acesso a dois distritos está comprometido, com a população dessas comunidades estando isolada.“Num trecho de Felisburgo a Joaíma tem uma ponte que danificou e está interditada, tem ainda outros trechos com rachaduras, mas no município o mais difícil nesse momento é o acesso aos distritos de Geribá e Dois de Abril. Tem muita barreira nas estradas, a máquina do município está retirando as barreiras, mas tem também uma ponte que caiu. Estamos trabalhando para chegar a essas pessoas, antes que a chuva volte”, explica o prefeito.

Doações
Nesta terça-feira (14), o governo de Minas anunciou que doações para as cidades atingidas pelas chuvas poderão ser feitas em todos os batalhões de Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do estado.

A população pode ajudar doando:

De acordo com o prefeito, as vítimas das chuvas foram encaminhadas para igrejas e para as escolas estadual e municipal de Palmópolis.