Equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e de uma empresa de guincho particular resgataram, no início da tarde desta segunda-feira (8), um dos motores do avião que caiu na zona rural de Caratinga, vitimando a cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas. Foram iniciados os trabalhos para o resgate do outro motor. 

Amadeu Alexandre, dono da empresa de guincho contratada pela PEC Táxi Aéreo, proprietária do avião, explica que os dois motores caíram em locais complexos para a remoção. 

O motor resgatado estava em uma área de mata fechada. Ele teria se soltado da aeronave logo após a colisão com os fios da torre de transmissão de energia da Cemig. Desde o início da manhã desta segunda-feira, as equipes trabalham em terra na retirada da peça, informou Amadeu. 

Inicialmente, a equipe da 5.ª Bases Regionais de Aviação do Estado (BRAVE), da Polícia Militar, daria apoio de helicóptero para içar o motor e deixá-lo em local mais fácil para a remoção, mas foi constatado que a mata densa não permitiria o trabalho por via aérea. 

Já o segundo motor está submerso, informou Amadeu. “Quando o avião caiu na cachoeira, um dos motores rolou pela cachoeira abaixo. Mas choveu no local e o nível da cachoeira encheu, dificultando os trabalhos”, explica o dono da empresa de guincho. 

Inicialmente, a chegada de todas as peças do avião ao Rio de Janeiro era para a madrugada de terça-feira (9). A fuselagem do avião, que estava na cachoeira e foi retirada neste domingo (7), está sendo encaminhada para o pátio da empresa de guincho, em Caratinga, de onde será encaminhada para o Rio de Janeiro para dar continuidade aos trabalhos da perícia. 

Porém, com as dificuldades enfrentadas pelas equipes na remoção dos motores, o transporte das peças pode sofrer alterações. 

Segundo a nota da Força Aérea Brasileira (FAB), os destroços serão encaminhados para a sede do SERIPA III, no Rio de Janeiro no decorrer desta semana. As investigações continuam na capital fluminense. 

Cinco profissionais da empresa e a equipe da Cenipa atuam no local. Não há previsão do horário de remoção da peça devido à complexidade do trabalho. 

Etapas da remoção 

Em uma primeira etapa da operação de retirada, um guindaste ajudou a içar o avião de um ponto ao lado da cachoeira, onde tinha caído, para uma área mais alta do terreno. Em uma segunda etapa, as asas foram cortadas e algumas partes começaram a ser retiradas. 

Na noite de sábado (6), a aeronave já havia sido tirada da correnteza da cachoeira, onde caíra na sexta-feira (5), e deixada ao lado. A queda aconteceu a cerca de 2 km do aeroporto de destino, após o avião bater em um cabo de distribuição de energia. 

Confira as etapas de remoção do avião: 

  • No sábado, foi retirado da correnteza; 

  • No domingo, foi puxado para a parte mais alta do terreno por um guindaste; 

  • Para facilitar o transporte, as asas foram cortadas; 

  • A partir desta segunda, profissionais do Auto Socorro particular, contrato pela empresa dona do avião, estão trabalhando para resgatar os dois motores; 

  • Em seguida, o avião deverá ser levado de caminhão ao Rio de Janeiro. 

A empresa dona da aeronave, PEC Táxi Aéreo, foi autorizada a recolher os destroços após o trabalho de perícia da Polícia Civil e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) feito no local do acidente, pois todas as evidências iniciais que poderiam ser usadas na investigação já foram retiradas da aeronave. 

Cenipa informou que uma segunda etapa da perícia será realizada após as peças do avião serem recolhidas e encaminhadas para o Rio de Janeiro. 

Queda do avião 

Marília Mendonça viajava para Caratinga, onde faria um show na noite desta sexta-feira (5). Antes de embarcar, ela fez uma postagem nas redes sociais relatando que estava a caminho da cidade. 

O avião bimotor de pequeno porte que transportava a cantora e mais quatro pessoas caiu em uma cachoeira na tarde dessa sexta. Todas os cinco ocupantes morreram no acidente, que está sendo investigado pela Cenipa. 

Após a confirmação da morte da cantora, fãs se reuniram em praça de Caratinga para prestar homenagem à Marília Mendonça. Emocionados, eles cantaram diversos de sucesso da artista. 

O corpo de Marília e do tio e assessor dela foram encaminhados para Goiânia na manhã de sábado. O velório dos dois foi aberto ao público, cerca de 100 mil pessoas passaram na despedida da artista. Já o enterro da cantora foi restrito para a família.