Um casal de Montes Claros foi indiciado por abandono de uma criança recém-nascida em Salinas, no Norte do Estado. A bebê, entre 10 e 15 dias de vida, foi encontrado enrolado numa manta na calçada de um comércio, no mês de janeiro.  

Na época, a Polícia Civil, durante apuração do crime, compareceu a todos os hospitais da região para verificar se os pais da criança pudessem ser identificados, mas nada de concreto foi apurado. Com a repercussão e a gravidade do caso, um casal, de Montes Claros, a 410 quilômetros de distância, se apresentou na delegacia e confessou o abandono da criança.

Segundo o delegado responsável pelo caso, José Eduardo dos Santos, todas as provas reunidas no inquérito policial indicam que a prática cometida pelos suspeitos enquadra-se como crime de homicídio qualificado na forma tentada. A criança foi encontrada com vida e socorrida ao hospital por uma família.

De acordo com a PC, o inquérito conclui que o crime foi planejado com antecedência. Os policiais analisaram a distância percorrida pelo casal para o abandono da bebê e também o horário e local do crime, por volta das 3 horas da madrugada, com baixa vigilância, no centro da cidade, onde há poucas casas. O delegado observou que “a criança poderia não sobreviver devido ao frio extremo que fazia na noite dos fatos, e, ainda, poderia sofrer com ataque de animais e picadas de insetos venenosos, entre outros”.

Outros aspectos analisados pela Polícia Civil são a via por onde o casal passou, sem câmeras de segurança, para dificultar as investigações e também os documentos recebidos do hospital onde o parto foi realizado. O casal não havia exame prévio, nem o pré-natal. “Isso demonstra o planejamento dos envolvidos para em executar o crime” afirma o delegado.

Os suspeitos alegaram que a mãe da criança tinha problemas psicológicos, mas não provaram a condição com relatório médico. O casal está à disposição da Justiça para responderem por tentativa de homicídio qualificado.