A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) preparou a programação para a Semana Nacional do Trânsito. O período, entre os dias 18 e 25/9, está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem como foco ações educativas voltadas à conscientização de pedestres, condutores, passageiros e ciclistas para a preservação da vida e o trânsito mais seguro.
 
O delegado Eurico da Cunha Neto, diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), explica que o objetivo é chamar a atenção de todos sobre a necessidade de observar as normas de segurança. “É um momento de reflexão sobre atitudes no trânsito, para que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, desse modo, possamos diminuir o número de mortos e lesionados por causa dos acidentes”, afirma.

A programação deste ano tem o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A Coordenação de Educação de Trânsito do Detran-MG organizou um conjunto de atividades que alcança crianças, jovens e adultos.

As blitze educativas contam com a parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) e  da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), além de representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). Confira a programação aqui.

Mala direta

Mais de 100 mil motoristas em todo o estado vão receber, em casa, mensagens educativas enviadas pelo Detran-MG, que visam orientar e despertar hábitos mais conscientes e seguros no trânsito. A mala direta está sendo enviada, desde o começo de setembro, com as notificações de infrações.

De acordo com a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-MG, Josie Germino,  a intenção de enviar a correspondência é alertar o condutor que, ao respeitar as normas de trânsito, ele evita não apenas a multa, mas também preserva vidas. Confira algumas dicas aqui neste folder.