Foi realizado, nesta terça-feira (17), na cidade de Jequitinhonha, o Cerimonial Cidades Excelentes, que contou com as presenças dos prefeitos de Almenara, Ademir Gobira, de Jequitinhonha, Nilo Souto, de Padre Paraíso, Diego Fernandino, e de Rubim, Alencar Souto, e demais prefeitos da região. 

O encontro promovido pelo Áquila Service, uma empresa internacional de origem brasileira, especializada em gestão por resultados, composta por 450 profissionais, com atuação em consultoria, treinamento e tecnologia de gestão, serviu para o lançamento do Projeto Band Cidades Excelentes, uma iniciativa que vai reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. 

O projeto é baseado na metodologia Cidades Excelentes, criada pelos especialistas em gestão Raimundo Godoy, Leonardo Rischele e Rodrigo Neves, que vem com a intenção de apresentar uma nova perspectiva da gestão pública aos gestores municipais, cidadãos e empreendedores, para que busquem uma melhoria contínua do espaço onde vivem e compreendam como criar e manter um ciclo virtuoso de desenvolvimento humano baseado em cinco pilares: eficiência fiscal e transparência; educação, saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. 

No encontro, discursaram o sócio consultor do Aquila, Alvacir Pedroso, que detalhou o funcionamento do Projeto Band Cidades Excelentes. Em seguida, discursou o sócio consultor e diretor do Áquila Service, Paulo Coimbra, que apresentou o conceito de Cidades Excelentes. 

Após eles, discursaram os prefeitos de Padre Paraíso, Diego Fernandino, de Almenara, Ademir Gobira, de Jequitinhonha, Nilo Souto (anfitrião do evento) e de Rubim, Alencar Souto. Cada um deles apresentou suas gestões e os desafios enfrentados em seus respectivos municípios. 

Com o encerramento das falas dos prefeitos, Paulo Coimbra, do Áquila Service, apresentou a visão de futuro Áquila no Vale do Jequitinhonha. 

Foi um encontro de aprendizado para os prefeitos e demais participantes, que deixaram o local da reunião com mais conhecimento para partilhar em suas cidades e negócios.