A Festa da Mandioca é uma festa tradicional no calendário almenarense. É uma oportunidade para produtores rurais exporem os seus produtos, derivados dessa raiz alimentícia, tão primordial para a nossa alimentação.  

A não-realização dessa festa em 2020 e 2021, devido à pandemia de COVID-19 e o risco de aglomerações, tem mexido com esse setor da economia. 

Por esse motivo, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Almenara, na pessoa da presidente Selmir Matias, solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Almenara, vereador Nata da CDN, que apresentasse um projeto para angariar recursos para a realização dessa festividade em 2022, possibilitando que produtores possam expor seus produtos à população, movimentando a economia local.  

Atendendo à solicitação do Sindicato, o vereador Nata, juntamente com o prefeito de Almenara, Ademir Gobira, se reuniu com o deputado federal Zé Silva e com o presidente da EMATER-MG, Otávio Maia, aos quais apresentou este projeto, que visa a recuperação da economia agrícola. 

Além do prefeito Ademir Costa Gobira, o projeto da Festa da Mandioca 2022 conta com o apoio do vereador Cristiano Rodrigues, na plena certeza do resgate dessa festa tão importante para a cidade de Almenara e região.