O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está com uma grande oportunidade para docência. Estão abertas inscrições para 265 vagas para cadastro de reserva de professores dos novos cursos técnicos a serem ofertados pelo Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação. O valor da bolsa é de R$ 50,00 (cinquenta reais) por hora/aula.

Por meio do Edital 05/2021, são ofertadas diversas disciplinas nos cursos técnicos em Apicultura (Bocaiuva), Comércio (Almenara, Manga e São Francisco), Rede de Computadores (Montes Claros), Saúde Bucal (Montes Claros), Sistemas de Energia Renovável (Montes Claros) e Vendas (Montes Claros). Os interessados devem acessar o site www.cept.unimontes.br e, em Processos Seletivos para Colaboradores do Programa Novos Caminhos, consultar o Anexo I onde se descreve a exigência mínima para cada vaga. São disciplinas de 20h a 115h. As inscrições ocorrem de 28 de julho a 03 de agosto de 2021 pelo mesmo endereço eletrônico.

Já o Edital 04/2021, as oportunidades são para os cursos técnicos em Administração (Capelinha, Joaíma, Grão Mogol e Guaraciama) e Desenvolvimento de Sistemas (Bocaiuva, Montes Claros e Salinas). Nesses casos, os candidatos também devem acessar a seção Processos Seletivos para Colaboradores do Programa Novos Caminhos no site www.cept.unimontes.br e consultar o Anexo I deste edital, onde contém a descrição de cada vaga e a respectiva exigência mínima do candidato. São disciplinas de 40h a 100h. As inscrições ocorrem no período de 02 a 06 de agosto de 2021.

O diretor do CEPT, professor Márcio Antônio Alves Veloso, destaca que essas ofertas são importantes para a comunidade, uma vez que há uma constante procura do setor produtivo por determinadas especialidades técnicas. No entanto, ocorre escassez de profissionais capacitados para ocuparem essas vagas. “Esses cursos darão uma grande contribuição para reduzir esse problema nas regiões envolvidas”, comemora.

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa do Ministério da Educação e pretende expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de cursos e programas de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional. A previsão de início dos cursos é para outubro de 2021.