Cidade de enorme importância cultural e econômica no Vale do Jequitinhonha, Almenara ganhará uma nova unidade do Sesc a partir de quinta-feira, dia 5 de agosto. A estrutura vai ofertar à população serviços ligados à saúde e bem-estar, educação, prática esportiva, assistência social e cultura. 

Localizada na Rua Doutor Sabino Silva, 142, bairro Tereza Cristina, ao lado dos Correios, a nova unidade do Sesc dará continuidade ao Sesc Alfabetização, projeto gratuito e voltado à população de qualquer idade que deseja aprender a ler e escrever. 

Uma novidade na área da educação será o projeto “Criar Sesc”, direcionado a crianças entre 6 e 11 anos, no contraturno da escola, durante quatro horas diárias. Por meio de oficinas, as crianças viverão experiências lúdicas que potencializem o desenvolvimento em múltiplos aspectos: cultural, físico, social e pedagógico. Uma boa oportunidade para pais e mães que não podem ficar com as crianças durante o período do dia em que elas não estão na escola. 

Nessa nova fase, o Sesc Almenara terá um Núcleo de Saúde e Bem-Estar, que desenvolverá ações de prevenção e promoção de saúde, com atendimentos nas seguintes áreas: odontologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e psicologia.  

Para interessados na prática esportiva, a nova unidade terá o curso de karatê.  A oferta é gratuita aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes. 

Na área da Assistência Social, serão mantidos os serviços do Grupo de Idosos Sesc +60 e o Mesa Brasil Sesc, além do retorno das reuniões de instituições da Rede Sesc. 

Dando sequência a atuação ligada à cultura, o novo espaço oferecerá aulas de música (violão, teclado e iniciação ao canto) e dança (ballet) dentro do programa Curso Sesc Arte e Cultura. 

Mudanças para atender melhor a cidade 

Segundo a gerente do Sesc Almenara, Engicley Sousa, a reestruturação é fruto de uma adequação estratégica, pensada de acordo com as demandas locais e feita a partir de estudo de viabilidade. "Foram feitas pesquisas e análises para termos um Sesc que realmente atendesse as necessidades da comunidade local e do Vale do Jequitinhonha", afirma Engicley. 

De acordo com o Gerente Regional, Paulo Brianezi, o objetivo é "manter a sustentabilidade da instituição e ter produtos e serviços cada vez mais adequados ao perfil dos nossos clientes. Tudo isso para seguir atendendo nosso público prioritário, que é o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes”. Neste processo de reestruturação o Sesc Almenara deixará de ofertar aulas de natação, hidroginástica, academia e o parque aquático. 

O novo espaço foi cedido e reformado pela Prefeitura, seguindo assim as necessidades estruturais do novo portfólio e o “padrão” Sesc. A estrutura anterior ficará sob os cuidados da Prefeitura de Almenara por um período de vigência de 20 anos, podendo ser prorrogado por igual período, mediante aprovação do Conselho Regional do Sesc em Minas. Será de responsabilidade da prefeitura a manutenção geral, conservação e funcionamento do imóvel, concretizando assim uma importante parceria do Município de Almenara com o  Sesc em Minas, que beneficiará o Vale do Jequitinhonha.