O médico Ivan Santana, da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, confirmou nesta segunda-feira (29/6) que duas cepas do novo coronavírus estão circulando em cidades dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. As variantes são a gama, identificada inicialmente em Manaus, e a alfa, originada no Reino Unido.

O estudo que determinou a presença dessas cepas na região foram feitos na UFMG.

A situação da COVID-19 nos dois vales é preocupante, segundo o médico, que também informou que cidades como Almenara, Itaobim e Teófilo Otoni estão com ocupação de leitos UTI COVID-19 em 100%.

Outro indicativo preocupante, segundo o médico, são as mais de 700 mortes pela COVID-19 ocorridas nas 32 cidades na área da SRS Teófilo Otoni em abril em maio

Além das medidas de enfrentamento à doença, como distanciamento social, higienização das mãos e uso correto das máscaras faciais, a vacinação contra a COVID-19 torna-se prioridade absoluta.

Mas em Teófilo Otoni, a imunização está lenta. A prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde priorizaram públicos considerados essenciais, e a vacinação por idade estacionou no grupo de pessoas entre 57 e 59 anos – que somente serão vacinadas a partir de 2/7.
No momento, a prioridade são os garis, mototaxistas, professores e trabalhadores da educação, além dos trabalhadores do transporte coletivo urbano e taxistas.

Ao todo, foram vacinadas 42.542 pessoas com a primeira dose e 23.075 com a segunda dose.

Como é feriado municipal na cidade nesta terça-feira (29/6), a vacinação será retomada na quarta-feira (30/6).