Lideranças políticas do Baixo Jequitinhonha, entre prefeitos e vereadores, participaram, nesta quinta-feira (13), de uma reunião na Câmara Municipal de Almenara com os deputados estaduais Carlos Henrique, Gustavo Santana e Tito Torres e com o secretário de Estado do governo estadual Igor Eto, que veio a convite do deputado Carlos Henrique.

Coordenada pelo vereador Nata da CDN, presidente da Câmara Municipal de Almenara e presidente da ACAMBAJ (Associação das Câmaras Municipais do Baixo Jequitinhonha), a pauta da reunião foi a implantação do Hospital Regional de Teófilo Otoni e as demandas com a COPASA e com a CEMIG, além de melhorias para o Vale. 

O prefeito de Almenara, Ademir Gobira, participou da reunião através de videoconferência, devido a estar com COVID-19, isolado em sua residência. Mesmo à distância, Ademir fez questão de cobrar dos deputados estaduais e do secretário de Estado melhorias para a região, uma pauta defendida por ele, como presidente da Nova AMBAJ (Associação dos Municípios do Médio e Baixo Jequitinhonha) e por Nata da CDN, à frente da ACAMBAJ. 

A fala do prefeito almenarense, que foi representado presencialmente pelo secretário municipal de Administração Joel Nunes, foi endossada pelos demais prefeitos presentes à reunião, que enfatizaram seu apoio às reivindicações, principalmente com relação ao Hospital Regional e às questões com a COPASA e CEMIG. 

Os deputados estaduais Tito Torres, Gustavo Santana e Carlos Henrique trouxeram palavras de esperança aos participantes da reunião quando destacaram a preocupação do Governo do Estado com o Baixo Jequitinhonha, principalmente com a presença do secretário Igor Eto, que expressou, como representante do governador Romeu Zema, total apreço pelas reivindicações colocadas em pauta, relativas a questões de Saúde, Estrada e Infraestrutura Regional.   

Coube ao vereador Nata da CDN, representante da ACAMBAJ e das demais autoridades regionais, promover a entrega do documento no qual se configura a urgência na edificação e implantação do Hospital Regional de Teófilo Otoni, uma das mais importantes reivindicações do Nordeste de Minas, região que congrega os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. 

O deputado estadual Gustavo Santana, juntamente com o secretário Igor Eto, anunciou a aquisição de um aparelho de raio-X para o Hospital Deraldo Guimarães, notícia recebida com muita alegria pelos presentes. 

O deputado estadual Carlos Henrique externou sua satisfação em poder estar em Almenara mais uma vez, sendo, como ele mesmo descreveu, recebido calorosamente pelo presidente Nata da CDN e outras importantes lideranças políticas do Baixo Vale do Jequitinhonha.