Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (22), o Comitê Extraordinário COVID-19 decidiu manter apenas a Macrorregião Nordeste na onda roxa por mais uma semana.  

A decisão foi tomada devido ao fato de a macrorregião apresentar 99% de ocupação de leitos de UTI COVID. 

Com isso, a cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, continuará com medidas restritivas pelo menos até a próxima reunião do Comitê, na próxima quinta-feira (29). Entre as medidas, estão: a proibição de funcionamento de serviços não-essenciais, funcionamento dos serviços essenciais com restrições, distanciamento social e toque de recolher, das 20h (8 da noite) às 5h. 

Todas as demais macrorregiões avançarão para a onda vermelha a partir do próximo sábado (24).

Nota oficial da prefeitura de Almenara:

A Prefeitura de Almenara comunica que por determinação do governo do Estado, Romeu Zema, o comércio de Almenara deverá permanecer fechado até que seja determinada a sua reabertura. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (22/4) durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no Estado.

Reafirmamos nosso compromisso de continuar lutando para minimizar a situação da pandemia em nossa cidade e para que as atividades comerciais não sejam penalizadas. Imploramos a todos que mantenham o distanciamento social e respeitem as medidas sanitárias de prevenção ao Coronavírus. Se cada um fizer a sua parte, sairemos desta incômoda situação o mais breve possível. 

Para o presidente da Câmara Municipal da cidade e da ACAMBAJ - Associação das Câmaras Municipais do Baixo Jequitinhonha, Nata CDN, que também é comerciante, a cidade já deveria estar liberada há muito tempo desta Onda Roxa que vem causando grandes estragos na vida financeira de todos. "Sou comerciante e sei a dor que todos estão passando. Sofri muito com a paralisação da ponte da cidade e, agora, com essa pandemia a coisa ficou ainda pior. Luto com todas as forças para que o comércio da cidade volte com sua força total e que não venhamos ter um grande número de empresas fechadas e o  aumento do desemprego em nossa cidade" disse.