Um  pedreiro de 41 anos, acusado de estuprar uma idosa de 60 anos, com leve deficiência mental, foi preso  na tarde de segunda-feira (19) em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, e liberado após prestar depoimento na delegacia de Polícia Civil da cidade. Segundo o delegado que atendeu a ocorrência, não havia flagrante, nem laudo que pudesse comprovar a violência sexual. A vítima é conhecida do pedreiro.

De acordo com  a ocorrência, a idosa transitava pela rua José Pinto Colares, no Alto do Santuário,  por volta das 8h da manhã, nas imediações da casa dela,  quando  foi abordada pelo pedreiro que fazia serviços de reforma na casa do pai dele. A idosa foi atraída para dentro do imóvel, que estava vazio. Ela contou que foi acariciada, teve as roupas arrancadas pelo homem e  foi estuprada. Chegando em casa, ela contou o ocorrido para uma irmã com quem vive. Foi ela quem  acionou a Polícia Militar que compareceu ao local.

O suspeito foi preso horas depois, na casa onde estava trabalhando, e levado para o hospital para exame de Corpo de Delito. Em seguida, ele foi  conduzido para a delegacia de polícia civil. Após ser ouvido  de forma virtual, pelo delegado de plantão, Arthur Vieira Temponi Leite, o pedreiro negou o estupro e  foi liberado.  Em seu depoimento, ele  contou que estava trabalhando na obra quando a idosa passou, elogiou o serviço dele e pediu para entrar na casa. Ainda segundo ele, os dois se beijaram e em seguida, mantiveram relação sexual consensual.

A idosa foi ouvida  na delegacia, na manhã desta terça-feira (20). Ela foi acompanhada de uma irmã que é  cuidadora dela.  De acordo com informações levantadas pela reportagem, a idosa, que é analfabeta e solteira, tem  retardo mental leve, caracterizado por limitações  relacionadas à aprendizagem e capacidade de comunicação.

A mulher  desmentiu a versão do pedreiro e contou que foi atraída por ele até à casa, e forçada a manter relações sexuais com ele. Após prestar depoimento, ela foi conduzida no início da tarde,  para a cidade de Almenara,  para ser submetida a exames.

O delegado Arthur Vieira Temponi Leite disse que o suspeito foi liberado porque  não houve flagrante . Ele disse ainda que o laudo realizado por uma médica do hospital local, não comprovou nenhuma violência sexual. " Não havia lesões nem no pedreiro nem na vítima"- destacou o delegado, acrescentando que vai solicitar um laudo psiquiátrico da vítima.

Foi instaurado inquérito para apurar os fatos. O delegado de Araçuai, Geovane Klipel ( que está de férias ) ficará responsável pelo inquérito.