A identificação da presença de novas variantes do coronavírus em diferentes regiões de Minas acende o alerta para a manutenção dos reforços das medidas preventivas contra a transmissão da doença no estado. Nesta sexta-feira (9/4), a Secretaria Municipal de Saúde de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, anunciou  que foi identificada no município a presença da variante P2 do coronavírus.

A Prefeitura de Araçuaí fez um alerta aos moradores para reforçar as medidas de proteção e de distanciamento, tendo em vista que variante apresenta uma maior taxa de transmissão do vírus. Mas, as cepas da COVID-19 já foram identificadas também em Uberlândia (Triângulo), Montes Claros (Norte de Minas) e na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A Secretaria de Saúde de Araçuaí informou que a variante P2, identificada no município tem maior taxa de transmissibilidade, o que motivou a pasta a fazer um apelo à população para reforçar as medidas de isolamento social.

“Como a variante tem maior taxa de transmissibilidade, mais gente fica doente em menos tempo. E isso pode gerar o colapso no sistema de saúde do município”, afirmou Israel Ornelas, servidor da Secretaria Municipal de Saúde de Araçuaí que está na linha de frente das ações contra a pandemia.

O número de casos de coronavirus e de internações por causa da doença no municíopiu de Araçuaí (37 mil habitantes) ainda é relativamente pequeno. O problema é que o município conta com somente um hospital, o São Vicente de Paulo, que dispõe de apenas 23 leitos (13 clínicos e 10 de UTI) estruturados para o atendimento a pacientes da COVID-19, de um total de 82 conveniados ao SUS. O hospital também é referência para outros  municípios vizinhos como Virgem da Lapa, Coronel Murta, Francisco Badaró, Itinga.

De acordo com o balanço da prefeitura, divulgado nesta sexta-feira, a cidade conta com seis pacientes internados com coronavirus. Até agora, o município teve 1.002 casos confirmados da doença, que provocou 18 mortes na cidade.