A Câmara Municipal de Almenara, representada pelo seu presidente Nata da CDN, demais vereadores Sandro Augustinho (vice-presidente), Dey Professor  (secretário), Jacaré, Tim do São Francisco, Cristiano da Imobluz, Renato do Som e Dedeu, ausências dos edis Peca, Dilsim, Marconi da Saúde, Tôco e Reginaldo devidamente justificadas, promoveu nesta quarta-feira, 31 de março de 2021, importante e oportuna reunião com comerciantes, diretores da ACE/CDL, autoridades do Executivo e da PMMG, sendo o conteúdo de extrema relevância coletiva em virtude do Decreto da Onda Roxa, medida extrema tomada pelo Governo Estadual a fim de conter o avanço do Coronavírus em todas regiões de Minas Gerais.  

Sempre pautando sua fala com ponderações exacerbadas no bom senso, o presidente do Legislativo almenarense colocou a Casa de Leis à disposição dos presentes no que concerne ao aprofundamento dos debates. Agradeceu a presença dos colegas vereadores, ao chamado tão oportuno, a exemplo dos dirigentes da Acomal, comerciantes e do representante da PMMG, Tenente Coronel Walter Aparecido, comandante do 44° BPM/Almenara. 

Relatos repletos de emoção fizeram parte do contexto durante a reunião histórica, uma vez que os comerciantes, aqueles que não fazem parte do que se diz essencial diante da pandemia, se queixaram de forma contundente de que "estão no limite", sem reservas financeiras para manter seus colaboradores, aliás, "à beira da falência" diante do Decreto da Onda Roxa. 

Depois de quatro horas de intenso debate, num clima de muito entendimento, onde se obteve as explicações minuciosas do Dr. Nangel Gomes Cardoso (procurador jurídico do município), de Átila Medeiros (Secretário Municipal de Fazenda), das ações impetrados no âmbito do município de Almenara, seguindo os protocolos do governo do estado, as sugestões apresentadas durante a reunião foram catalogadas, para que sejam inseridos na reunião de comitê estadual.  

Falando acerca da atuação da PMMG, o Tenente PM Walter Aparecido, comandante do 44° BPM/Almenara, destacou, em breves, mas objetivas palavras, que cabe à Polícia Militar zelar pela ordem, pavimentando pontes de diálogo, orientando e protegendo a todos. Colocou-se à disposição dos comerciantes e de todos que desejam tranquilidade em momentos tão difíceis como os vividos durante o período da pandemia do coronavírus. Lembrou o Ten. Cel. PM Walter do papel salutar do Legislativo almenarense, na pessoa do presidente Nata da CDN, e demais integrantes da Câmara Municipal, ao fazer abertura da Casa para debater relevante assunto. 

O presidente da Câmara Municipal de Almenara, vereador Nata da CDN, por sua vez, salientou a importância da reunião e disse que a Câmara Municipal de Almenara estará sempre à disposição da sociedade almenarense para aprofundar temas de suprema importância, a exemplo do Decreto da Onda Roxa, cujo conteúdo debatido naquela oportunidade será levado no âmbito local e também estadual, uma vez é representante do Legislativo no Comitê Municipal. Sugestões apresentadas durante a reunião de hoje, conforme o presidente Nata da CDN, serão levadas para as esferas municipal, estadual e federal. Agradeceu a presença de todos e reiterou o compromisso de estar a Casa Legislativa pronta para novos debates.