A cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, está oficialmente na onda roxa, medida mais restritiva adotada pelo governo estadual no combate à pandemia da COVID-19. 

O anúncio foi feito pelo prefeito Ademir Gobira, em entrevista oficial na manhã desta terça-feira (16), na Rádio Almenara Stereo FM. A inclusão da cidade na onda mais restritiva já adotada por um estado no país ocorreu por determinação do governador Romeu Zema e passa a valer a partir desta quarta-feira (17). 

A decisão foi comunicada pelo governador nesta segunda-feira (15) durante reunião com prefeitos e representantes de consórcios municipais de saúde, em que foi relatado o agravamento da situação em todas as macrorregiões do Estado. Zema afirmou que a situação atual é a mais grave desde o início da pandemia, em que os hospitais estão no limite de leitos disponíveis e muitas pessoas não estão respeitando as medidas de isolamento. 

A decisão de estender a onda roxa para todo o Estado foi tomada, segundo o governador, após ouvir os especialistas em saúde e o comitê de enfrentamento à covid-19, sobre a necessidade de adotar medidas mais restritivas e obrigatórias. 

Durante a vigência da onda roxa, só funcionarão os serviços essenciais, como farmácias, hospitais, serviços de saúde, postos de gasolina, supermercados, mercearias, agências bancárias, oficinas mecânicas, serviços de telecomunicação e internet, entre outros. 

Uma novidade desta onda roxa é a implantação do toque de recolher, que será das 20h (8h da noite) às 5h da manhã. Neste horário, até os serviços essenciais descritos acima estarão fechados. Essa medida foi adotada para reduzir a circulação de pessoas nas ruas, diminuindo a curva de contágio do vírus. 

Essa fase restritiva dura 15 dias. Caso não haja uma melhora no índice de contaminação, poderá ser estendida por mais 15 dias. 

Ao contrário das outras ondas, a adesão à onda roxa é obrigatória, retirando a decisão de acatar das mãos dos prefeitos.