Polícia Civil realizou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Babilônia de combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais. Treze pessoas foram presas, sendo dez na capital e as outras três em Itinga e Itaobim, no Vale do Jequitinhonha.  

Foram cumpridos também 23 mandados de busca e apreensão, sendo 14 na capital, um em Contagem, na região metropolitana, sete em Itaobim e um em Itinga. A operação é coordenada pelo Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc).  Além dessas prisões, são cumpridos 87 mandados de busca e apreensão de veículos em diversos Estados do Brasil.  

A polícia informou ainda que 87 veículos em diversos estados do Brasil foram apreendidos – quase todos em nome de laranjas. Um montante de R$ 8,7 milhões em patrimônio de várias pessoas, entre parentes, laranjas e empresas de fachada da quadrilha foi bloqueado. 

De acordo o Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil, a organização criminosa era voltada para a prática do tráfico, atuando no abastecimento de mercadorias ilícitas em Belo Horizonte para financiar drogas, ocultar e lavar bens e dinheiro. O grupo será enquadrado por prática narcotráfico, comércio de mercadorias ilegais, ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro. 

investigação mobilizou 160 policiais civis e 12 policiais rodoviários federais.