O Atlético-MG sonha com o título da Série A do Brasileiro. Sua única conquista foi na edição de 1971, que comemora 50 anos em 2021. É muito tempo! Nem a conquista da Libertadores em 2013 e da Copa do Brasil de 2014 são suficientes para saciar o desejo Alvinegro pelo Brasileirão.

A missão é difícil, mas este é o objetivo do time do técnico Jorge Sampaoli. Hoje a equipe ocupa a terceira posição com 53 pontos e têm 11% de chance de título. Faltando apenas nove rodadas para o término da competição, o Galo terá que somar o maior número de pontos possível para alcançar os líderes e ter chance de vencer a Série A. Com a vitória sobre o Atlético-GO por 3 a 1 no último domingo (17), o Atlético-MG agora ficou a quatro pontos do líder São Paulo e com um jogo a menos (contra o Santos no próximo dia 26, no Mineirão. Acompanhe em https://codigo-de-bonus.com/ tudo sobre o Brasileirão e quais as chances dos principais concorrentes ao título.

Dever fora de casa

Para conquistar o título, o Atlético-MG terá que começar a vencer seus jogos fora. Neste Brasileiro, longe de casa, o Galo conquistou apenas 17 pontos em 14 jogos disputados. O aproveitamento de 40,48% é um dos piores dos clubes que brigam pelo título da Série A. Foram cinco vitórias, dois empates e sete derrotas.

O time mineiro tem mais cinco jogos fora até o término da competição. O primeiro desafio será nesta quarta-feira, dia 20, contra o Grêmio. A última vitória do Galo fora de casa no Brasileirão aconteceu no dia 12 de dezembro, 1 a 0 sobre o Athletico, na Arena da Baixada, em Curitiba.  

Na expectativa de Keno

O atacante Keno é titular absoluto do time de Sampaoli. Não é por menos. O camisa 11 é o artilheiro do Galo no Brasileirão com 10 gols marcados. O problema é que faz tempo que o jogador não balança a rede. A última vez que isso aconteceu foi no empate de 2 a 2 com o Ceará, no dia 22 de novembro.

A expectativa é que o atacante quebre este jejum de gols e volte a ajudar a equipe com bola na rede. A chuva de críticas feitas por torcedores no Twitter após o empate com o RB Bragantino não desanimou o atleta, que espera desencantar contra o Grêmio.

No embalo de Hyoran

Uma das armas do Atlético-MG nesta reta final de Brasileirão é o meia Hyoran. O jogador de 23 anos vive o seu melhor momento no Galo e tem aproveitado esta sequência no time titular do técnico Jorge Sampaoli. Ele marcou três gols nos últimos três jogos, um deles na vitória sobre o Atlético-GO.

O meia pertence ao Palmeiras, está emprestado ao Galo até o fim do Brasileiro, mas já recebeu interesse de compra da diretoria mineira. Hoje seu passe está fixado em R$ 7,5 milhões. Vale lembrar que Hyoran é catarinense, foi revelado pela Chapecoense e foi um dos jogadores lesionados que não viajaram para a Colômbia, viagem que acabou no trágico acidente aéreo que matou a delegação do Verdão do Oeste em 2016. Hoje, o jogador é uma das esperanças do Atlético-MG na busca pelo título.

Quase lá

O Atlético-MG já vem “batendo na trave” já há um tempo no Brasileirão. Não é de hoje que o Galo vem fazendo boas campanhas, mas perde força na reta final e deixa o título escapar entre seus dedos. Nas últimas cinco campanhas na Série A, o time mineiro sempre esteve presente no G6.

A melhor campanha foi no Brasileirão de 2015, quando foi o vice-campeão. Além desta temporada, o Galo chegou na quarta colocação em 2016, quando tinha os atacantes Fred e Robinho e o meia Otero no elenco, e na sexta posição em 2018. Será que este ano será diferente? Pra cima deles, Galo forte vingador!