A Polícia Civil de Jacinto, no Vale do Jequitinhonha, indiciou um homem com base na nova lei de maus-tratos a animais. De acordo com o delegado da cidade, Bernardo Campos, a polícia recebeu a denúncia de que o homem, um carroceiro, amarrou o cachorro em sua carroça e arrastou o animal por cerca de sete quilômetros. 

A Policia Civil recebeu um vídeo em que o cachorro aparece gravemente ferido, o que serviu como base para a abertura do inquérito e o indiciamento do suspeito. A identidade dele não foi divulgada. 

Segundo o delegado, o crime supostamente ocorreu quatro dias após a promulgação da nova lei que deu maior proteção aos animais no país. 

A Lei, promulgada no fim de setembro, aumenta de dois para cinco anos a pena para quem cometer abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. Os envolvidos nesse tipo de delito passam a ter registro de antecedentes criminais. 

O delegado Bernardo Campos informou ainda que as investigações foram encerradas e o inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário e Ministério Público para oferecimento de denúncia.