Já são mais de 800 pessoas mortas por causa da Covid-19 em Minas Gerais. Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (25), 32.769 pacientes foram diagnosticados com o novo coronavírus desde o início da pandemia e, destes, 806 não resistiram e vieram a óbito. Outras 231 mortes seguem em investigação.

Desde a véspera, foram 35 novas mortes e 1.426 novos registros de pessoas doentes.

O número pode ser muito maior, no entanto: segundo pesquisa coordenada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, mais de 50 mil pessoas estão infectadas pelo novo coronavírus só em Belo Horizonte e Contagem.

Além disso, o G1 mostrou em reportagem na última segunda-feira (15) que a diferença entre as notificações das prefeituras e o boletim da Secretaria de Estado de Saúde está na casa dos milhares.

Ainda segundo os dados do governo, 19.466 pacientes se recuperaram da doença no estado. Desde o início da pandemia, 4.075 tiveram que ser internados e 15.395 ficaram em isolamento domiciliar.

Em 2019, houve 20.169 internações por síndrome respiratória aguda grave, 774% a mais em relação ao mesmo período de 2019.

Na rede pública, 35.193 pessoas foram testadas – 1.161 a mais que na véspera. Reportagem do G1 nesta terça-feira (23) mostra que, apesar de registrar crescimento de hospitalização de pacientes com Covid-19, Minas Gerais continua realizando poucos testes para diagnosticar a doença. Segundo o levantamento feito pelo G1, MG é o estado que menos realiza testes em casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus no Brasil.

Alerta em Belo Horizonte

A situação em Belo Horizonte preocupa, por ser o município com mais casos: 4.942, sendo 106 mortes. Foram 10 mortes a mais em 48 horas.

Na última sexta-feira (19), o prefeito Alexandre Kalil anunciou, pela segunda semana seguida, que não iria ampliar a reabertura do comércio na capital, mantendo a segunda fase da flexibilização. Ele já disse que não descarta voltar para a fase de "lockdown", com restrição completa do comércio, exceto pelos serviços essenciais.

Casos por município

Dos 853 municípios mineiros, 652 já tiveram ao menos um caso do novo coronavírus. Isso representa mais de 75% do total de cidades no estado.

O município com mais casos da doença é Belo Horizonte ( 4.772), com 106 mortes, seguido de Uberlândia (3.071) e Juiz de Fora (1.435).

Perfil dos pacientes

A maioria dos pacientes que morreram em decorrência do novo coronavírus são homens: 54% do total. E idosos: 74% tem mais de 60 anos. Além disso, 82% dos óbitos ocorreram em pacientes que já tinham fatores de risco, principalmente hipertensão, diabetes e doença cardiovascular.

Outros fatores de risco registrados foram pneumopatia, doença renal, transtornos mentais, doença neurológica, tabagismo, neoplasia, hipotireoidismo e doença genitourinária.

No início da pandemia, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) informava qual era a comorbidade de cada paciente que havia morrido com a Covid-19. Em abril, no entanto, a pasta parou de informar. Questionada, a SES disse que, pela "possibilidade de ocorrência em municípios de pequeno porte", "os pacientes podem ser facilmente identificados, quando descritas características específicas". "Assim sendo, no intuito de mantermos a confidencialidade das informações fornecidas pelos pacientes e/ou familiares, passamos a não mais divulgar o descritivo detalhado de informações por paciente".

O município com mais mortes até agora foi Belo Horizonte, com 106. Em seguida, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com 66 óbitos, e Juiz de Fora, na Zona da Mata, com 47.