No dia 18 de junho de 2020, ocorreu no gabinete do Comandante do 19º BPM, às 09 horas, a solenidade de transmissão e assunção do comando do 19º Batalhão de Polícia Militar, do Tenente-Coronel PM Fábio Marinho dos Santos para o Tenente-Coronel PM Lindomar Barbosa Chaves.

O evento contou com a presença do Comandante da 15ª Região de Polícia Militar (15ª RPM), Coronel PM Neir Adriano de Souza, do Chefe do Estado Maior da 15ª RPM, Major PM Márcio Vieira Zimerer e do Sub Comandante do 19º BPM, Major PM Rafael Duarte Muniz. Devido à pandemia do COVID-19, que assola as sociedades pelo mundo, não houve convite às demais autoridades.

A solenidade teve início com o anúncio regulamentar do Major Muniz ao Coronel Neir. Na oportunidade, o Comandante Substituído, Tenente-Coronel Marinho, acompanhado da esposa e filhas, recebeu das mãos do Comandante da 15ª RPM a bandeira insígnia, símbolo maior do legado do Comandante do 19º BPM.

Em ato contínuo, a esposa do Tenente-Coronel Marinho, senhora Fabíola Vilas Boas Marinho fez o descerramento do pano que cobria o retrato do seu esposo na galeria de ex-comandantes do Batalhão.

O Tenente-Coronel Marinho em seu discurso de despedida agradeceu à tropa pelo apoio no período em que esteve no comando do 19º BPM, enaltecendo a comunidade teofilotonense pelo apoio dado aos trabalhos da polícia militar, e destacando as melhorias que foram feitas na estrutura do 19º Batalhão no período de seu comando.

Por fim, os presentes assistiram o ato solene de transmissão e assunção do cargo, presidido pelo Comandante da 15ª RPM, após o qual o novo Comandante, Tenente-Coronel PM Lindomar Barbosa Chaves, acompanhado de sua esposa Alexinária Ferreira da Silva, fez seu discurso de posse, firmando seu compromisso como novo Comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar em Teófilo Otoni.