O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), fez um apelo aos prefeitos do estado para endurecerem medidas e fiscalizarem o isolamento social. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), dos 853 municípios, 601 já tiveram pelo menos um caso confirmado de coronavírus. O número de mortes chegou a 570.

“Essa trajetória ascendente não pode continuar como está, Caso contrário, em um mês teremos o estrangulamento total do sistema de saúde”, disse o governador.

Uma das medidas determinadas pelo governo foi o retorno da macrorregião de Saúde Centro, onde fica a Região Metropolitana de Belo Horizonte, para a onda verde no Plano Minas Consciente, projeto que pretende orientar a retomada segura das atividades econômicas no estado.

A proposta criada pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG), sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, tendo em vista a necessidade de levar a sociedade, gradualmente, à normalidade, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantam a segurança da população.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais desta quinta-feira (18). Com o retrocesso, a região está orientada a manter abertos somente os serviços essenciais como padarias, farmácias e supermercados.

“De modo geral, a situação do estado é desconfortável. Mas há outras regiões em que a situação é crítica”, falou Zema. “Faço um apelo aos prefeitos que façam tudo que está a seu alcance, caso contrário teremos que tomar uma medida mais drástica em algumas regiões do estado”.

Dos 853 municípios de minas Gerais, 146 aderiram ao programa Minas Consciente.