A empresa Vilasa Construtora, ganhadora da licitação para tocar as obras de expansão da BR-367 no Vale do Jequitinhonha, esteve, nesta terça-feira (16), na cidade de Jacinto, onde o representante da empresa se reuniu com o prefeito local, Júnior de Denir.

Durante a reunião, ficou acertado que, em aproximadamente 30 a 40 dias, a Vilasa Construtora estará se instalando na região e dando início às obras tão esperadas pelos moradores do Vale.

O fato da empresa estar na região reacende a esperança de que as obras de pavimentação da rodovia finalmente saiam do papel e se tornem efetivas.

As obras na BR-367 são aguardadas com muita expectativa desde a década de 70. Inúmeros governos fizeram promessas de pavimentar toda a extensão da BR, porém, essas promessas ficaram, até os dias de hoje, apenas no papel.

Porém, graças ao empenho dos deputados Zé Silva e Jean Freire, que lutam há anos por esse benefício para a região, a situação parece estar se encaminhando para um final bem diferente.

Zé Silva tem se dedicado incansavelmente, em defesa da pavimentação da via, pois ele reconhece o papel preponderante que a BR representa para o Vale e foi o primeiro a tomar a frente nesta luta, que começou lá em 2012, quando foi realizada em Almenara a primeira audiência pública em demanda do asfaltamento e conclusões das obras da BR 367, uma das estradas mais estratégicas para o desenvolvimento humano e econômico de todo o Vale do Jequitinhonha.

A notícia mais recente datava de julho de 2019, quando, em conversa com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o deputado havia ouvido deste a garantia que as obras da BR-367 estavam incluídas na LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias – para este ano de 2020, quando finalmente as obras sairiam do papel, e parece que finalmente está acontecendo.