O deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG) tem se mostrado um ardoroso defensor do Vale do Jequitinhonha no Congresso Nacional.

Um exemplo dessa paixão dele pela região é a luta incansável e o compromisso assumido por ele pela pavimentação completa da BR-367, que corta o Vale.

A rodovia tem sido motivo de várias promessas políticas desde a década de 1970, entretanto, pouca coisa foi feita e, ainda hoje, convive com trechos em terra batida, que inviabilizam o trânsito e causam transtornos, seja em épocas de chuva ou seca.

Zé Silva tem se dedicado incansavelmente, em defesa da pavimentação da via, pois ele reconhece o papel preponderante que a BR representa para o Vale e foi o primeiro a tomar a frente nesta luta, que começou lá em 2012, quando foi realizada em Almenara a primeira audiência pública em demanda do asfaltamento e conclusões das obras da BR 367, uma das estradas mais estratégicas para o desenvolvimento humano e econômico de todo o Vale do Jequitinhonha.

De lá pra cá, o deputado tem incansavelmente protocolado diversos ofícios seja para a Mesa Diretora da Câmara, seja para os vários ministros que ocuparam a pasta dos Transportes, exigindo providências com respeito à pavimentação da estrada.

A notícia mais recente data de julho de 2019, quando, em conversa com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, ouviu deste a garantia que as obras da BR-367 estavam incluídas na LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias – para este ano de 2020, quando finalmente as obras sairão do papel.