O Ministério da Educação (MEC) homologou um conjunto de diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) que orienta as escolas da educação básica e instituições de ensino superior a atuarem durante a pandemia do coronavírus. A publicação saiu na edição desta segunda-feira (1), no Diário da União (DOU).

O documento aprovado pelo CNE, determina que a reorganização dos calendários escolares é de responsabilidade de cada sistema de ensino. Para repor a carga horária ao fim do período de emergência, a diretriz indica a utilização de períodos não previstos, como os das férias escolares e até mesmo aos sábados.

A ampliação da jornada escolar diária com acréscimo de horas em um turno ou utilização do contraturno para atividades escolares também são alternativas que podem ser consideradas pelas instituições de ensino.

As novas diretrizes também sugerem atividades alternativas e não presenciais para minimizar a necessidade de reposição presencial. Essas atividades podem ser usadas para cumprimento de carga horária de acordo com deliberação própria de cada sistema. Meios digitais, videoaulas, plataformas virtuais, redes sociais, programas de televisão ou rádio, material didático impresso e entregue aos pais ou responsáveis são algumas das alternativas sugeridas.