A pandemia de covid-19 (coronavírus) tem afetado muitos eventos ao redor do mundo e adiado a realização de muitos deles, como as Olimpíadas, que foram remarcadas para 2021.

No Brasil, a pandemia paralisou o futebol e o entretenimento desde o mês de março, e até mesmo as eleições para prefeito, vice-prefeito e vereadores poderão ser afetadas.

Em virtude disto, vinte e sete senadores de diversos partidos, liderados pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolaram, nesta quinta-feira (21) uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para a Mesa Diretora da Câmara e do Senado propondo o adiamento do pleito eleitoral, de 04 de outubro para 06 de dezembro deste ano. Em caso de necessidade, o segundo turno, marcado para 25 de outubro, ocorreria dia 20 de dezembro.

A proposta de realizar as eleições ainda neste ano contra-argumenta a ideia de prorrogação de mandatos dos atuais ocupantes dos cargos.

A PEC visa, ainda, garantir a segurança e a saúde, tanto dos candidatos quanto dos eleitores, com a realização do processo eleitoral via internet, evitando aglomerações e garantindo que a pandemia seja controlada o mais rápido possível.